Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 04.05.18 - 13h09

Programa Parceria leva segurança e tranquilidade para moradores de áreas de encosta

img_alt

Iniciativa faz parte da Operação Inverno 2018 e serão realizadas 350 obras do tipo no Recife. Desse total, 77 já estão em andamento. Prefeito Geraldo Julio visitou, na manhã desta sexta-feira (4), intervenções em Lagoa Encantada, no Ibura (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

As ações do Programa Parceria têm levado mais segurança e tranquilidade para moradores de áreas de risco da cidade e mais de 77 obras estão em andamento no Recife. Ao todo, 350 obras serão feitas ao longo deste ano. Na manhã desta sexta-feira (4), o prefeito Geraldo Julio percorreu uma área na Lagoa Encantada, Zona Sul do município, onde estão sendo finalizado muros de contenção - um com a tecnologia “rip rap” e outro em alvenaria. No local, houve a entrega de uma das obras, que tem beneficiado cerca de 10 famílias. As obras têm um custo de R$ 24,3 mil.

Após vistoria nas obras, o prefeito Geraldo Julio destacou a importância do apoio da população para executar o projeto. "A gente entra com toda a engenharia e a população entra com a mão de obra. Aqui foram feitas escadaria, calçada e contenção das barreiras. Mais de 12 casas foram protegidas por essa obra, que tem baixo custo e é feito de maneira definitiva. Ou seja, são obras definitivas, feitas em parceira com a população", salientou o gestor.

Desde o início deste ano, a Prefeitura tem intensificado o trabalho de prevenção da Operação Inverno com o intuito de diminuir os impactos deste inverno, considerado atípico. Entre os meses de janeiro e abril deste ano, os medidores indicaram que choveu 1.069 milímetros na cidade, mais do que o dobro de chuva registrado no mesmo período do ano passado, quando foi contabilizado 484 milímetros.

A manicure Shirley Falcão, 34 anos, mora em uma casa nos fundos da residência da mãe, na Rua Moacir Sales, na Lagoa Encantada, e temia a cada chuva forte. Segundo ela, a barreira próxima à casa corria o risco de desmoronar e o medo era constante. "Agora estão sendo feitas as obras. Meu marido e os vizinhos ajudaram na construção e o maior benefício é que a gente pode dormir tranquilo", contou.

O coronel Cássio Sinomar, secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, destaca que todas as técnicas empregadas no Programa Parceria são aprovadas por engenheiros e uma equipe técnica da gestão. "Eles fazem uma análise técnica do processo e avaliam o que cabe mais na área e avaliam a forma mais econômica. Não só para prefeitura, mas também para o cidadão, que entra com a mão de obra", explicou.

A tecnologia chamada “rip rap” consiste na colocação de sacos com areia e cimento sobrepostos na barreira, oferecendo uma estrutura de alta resistência. Esses serviços são executados pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife. Estão previstas 350 obras nas comunidades, com investimento total de R$ 5 milhões. O Programa Parceria realiza serviços como construção de caixas d´água, fossas, acesso às comunidades, contenção de encostas, construção e recuperação de canaletas e escadarias, reconstrução de moradias, restauração de tela argamassada e cercas, além de drenagem e abertura de canaletas.

Operação Inverno 2018 - Lançada no dia 20 de março, a Operação Inverno 2018, que engloba o Programa Parceria, é executada por diversas secretarias e órgãos municipais. São quase 6.500 servidores envolvidos de diversas Secretarias de Governo e Participação Social, Infraestrutura e Habitação, Saúde e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Secretaria Executiva de Defesa Civil, Emlurb, URB, SAMU, CTTU e Guarda Municipal tem atuado fortemente para reduzir os acidentes no período chuvoso.

A Operação já cobriu as áreas de morro com mais de 1 milhão de metros quadrados de lonas plásticas. Isso equivale a cobrir uma área do tamanho de 10 campos de futebol por dia. São empregados 380 trabalhadores nesse serviço diariamente.Na questão de limpeza urbana, a Emlurb conta com o apoio de 275 trabalhadores e 50 máquinas e caminhões e já recolheu mais de 11 mil toneladas de entulho, retirados dos canais e canaletas que cortam a cidade. A previsão é que, até o final da Operação Inverno, a Emlurb tenha recolhido cerca de 50 mil toneladas de entulho.