Secretaria-executiva para a Primeira Infância

NOTÍCIAS

Primeira Infância | 04.05.20 - 16h26

Primeira Infância no centro de ações de proteção contra a covid-19

A ação chegará até 20 localidades do Recife é fruto de parceria entre Prefeitura do Recife e a CUFA Pernambuco. O objetivo visa mobilizar comunidades de áreas de vulnerabilidade social com foco na Primeira Infância.

 

O momento é de unir forças. Diante do estado de alerta e de emergência em função da covid-19, o poder público, a sociedade civil organizada e a população dão as mãos numa ação que tem por objetivo fortalecer e difundir informações de proteção contra o novo coronavírus. Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva para Primeira Infância do Recife e a Central Única das Favelas (CUFA Pernambuco) focam esse trabalho em 20 localidades do Recife com perfil de vulnerabilidade social. A ação começa nesta segunda-feira (04/05), às 9H, na Vila Sul (Favela Abner Canário – na Igreja Assembleia de Deus) e segue até o dia 08 de maio.

A iniciativa conta ainda com mobilizadores locais, que terão a missão de multiplicar o que aprenderam, e serão supervisionados pelas equipes da CUFA. O foco central da ação são os pequenos da Primeira Infância. Pouco mais de 17 mil livros doados pela Prefeitura do Recife, a partir de parcerias com editoras locais e nacionais, estão sendo divididos para atender esta e outras iniciativas voltadas para crianças em situação de vulnerabilidade.

Além disso, por meio da Secretaria Executiva para Primeira Infância, será veiculado um spot nas rádios comunitárias com criação de Katiane Souza, artista de uma das comunidades que está contemplada na ação. A ideia é lançar mão de uma linguagem simples e educativa de maneira que as crianças compreendam a importância de se cuidar e cuidar de quem está por perto diminuindo, assim, os níveis de contaminação pela convid-19.

“Segundo estudos realizados pela Prefeitura do Recife, e que hoje fazem parte de um diagnóstico importantíssimo para a criação de políticas públicas, o Mapeamento de Áreas Críticas, pouco mais de 53% da população recifense vive em áreas com baixa ou sem infraestrutura urbanas, as Comunidades de Interesse Social. Essa parte da população vive os riscos impostos pela vulnerabilidade social e as crianças que fazem parte desse grupo demandam de nós planejamento e ações que tenham por objetivo minimizar os impactos causados pelo isolamento social. É a Primeira Infância um dos recortes da nossa sociedade que mais sofrerá com os efeitos pós-pandemia”, explica Rogério Morais, secretário executivo para Primeira Infância do Recife.  

Ao todo, 20 localidades do Recife receberão a visita programada das equipes da Cufa. A escolha se baseou em mapeamentos territoriais e cruzamento de dados a partir de índices de violência e localidades com confirmações da covid-19 “O direcionamento único da CUFA é articular e mobilizar ações de impacto social, seja por meio de parcerias com a sociedade civil e/ou organizações governamentais. Nosso papel é construir possibilidades de melhoria de vida para a favela diante desta pandemia. Aqui no Recife vamos trabalhar em todo o processo de mobilização e operacionalização da iniciativa”, pontua Altamiza Melo Presidente da CUFA Pernambuco.

Cronograma:

COMUNIDADE

DATA

Vila sul

Entra pulso

Cafezopolis

Borborema

 

 

 

 

04/05/2020

Sítio novo

Chão de Estrelas

Beberibe

Campina do Barreto

 

05/05/2020

Nova descoberta

Alto Santa Isabel

Alto do mandu

Alto José do Pinho

 

 

 

06/05/2020

Coque

Santo Amaro

Joanna bezerra

Afogados

 

 

07/05/2020

Santa Luzia

Afogados

Roda de fogo 

Prado

 

 

08/05/2020

 

Sobre a CUFA - A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores. MV Bill já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento hip hop. Por exemplo: a ONU (Organização das Nações Unidas) para a Educação, a Ciência e a Cultura o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década. Além dele, a CUFA conta com Nega Gizza, uma forte referência feminina no mundo do rap, conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais. Tem ainda o produtor Celso Athayde como coordenador geral.