Escolas municipais do Recife participam da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática
16 mil estudantes da Rede competem na Obmep
Nesta terça-feira (5), cerca de 16 mil alunos do 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Ensino do Recife, participam da 1ª fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) – Somando talentos para o Brasil. Ao todo, 19 milhões de estudantes em todo Brasil, estão aptos a fazer os exames da Obmep.
A 8ª Obmep tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. O gerente de Projetos Didáticos do 3º e 4º Ciclos da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), Emir Andrade, aprova a colaboração dos estudantes do Município no evento. “Nossos alunos estão competindo na maior Olimpíada do gênero no mundo. É desafiante e todo estudante gosta de desafios, além de ser estimulante para o professor, que também participa indiretamente”, ressalta.
Na Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no Paissandu, 207 alunos farão as provas da Obmep, nos turnos da manhã, tarde e noite. De acordo com o vice-dirigente da unidade educacional, José Carlos Santana, desde a 1ª edição, em 2005, que os educandos participam da Obmep. “Os professores trabalham as provas passadas da Obmep. Muitos alunos passam para próxima fase. O que é mais interessante é que os estudantes ficam discutindo as questões depois que terminam o teste”.
José Carlos Santana explica que a prova serve para medir como está o nível de aprendizagem na Matemática. “A prova é feita para todo o Brasil, com um nível muito bom. É uma oportunidade de ver como está o conhecimento dos nossos estudantes em relação aos alunos do resto do País”, observa.