NOTÍCIAS

| 04.06.12 - 12h59

Integrantes de quadrilhas juninas serão capacitados sobre DST/Aids e hepatites virais

Evento pretende sensibilizar e tornar integrantes dos grupos agentes multiplicadores das formas de prevenção e tratamento dessas doenças

Por Larissa Correia

A Secretaria de Saúde do Recife promoverá nesta segunda-feira (04), das 13h30 às 18h, o I Encontro de Quadrilheiros Sobre DST/Aids e Hepatites Virais. A proposta é apresentar os cuidados e a situação epidemiológica dessas doenças na capital pernambucana, transformando os participantes do encontro em agentes multiplicadores. O evento é realizado em parceria com a Fequajupe – Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco e ocorrerá no miniauditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (Rua Real da Torre, 299, Madalena).

A expectativa é que 80 pessoas participem da capacitação, que tem como tema O Casamento Junino do Tesão com a Prevenção. “Queremos apresentar aos jovens quadrilheiros a problemática das doenças sexualmente transmissíveis, Aids e hepatites virais no Recife. Dessa forma, esperamos contribuir para a formação dessa parcela populacional, tornando-os multiplicadores da informação no que se refere à prevenção e discutindo estratégias conjuntas para a inserção do assunto nas produções textuais utilizadas nas apresentações das quadrilhas”, comentou o coordenador municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Acioli Neto.

Além do gestor, serão palestrantes as assessoras técnicas da coordenação Ayanne Barbosa e Ana Paula Moraes e a psicóloga Wedna Galindo – do Centro Municipal de Testagem e Aconselhamento (CTA). Entre os assuntos a serem discutidos estão formas de homofobia; saúde sexual e reprodutiva; e contágio, tratamento e prevenção de DST/Aids e hepatites virais. A diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeilza Ferraz, também fará uma abordagem rápida sobre dengue.

A Federação das Quadrilhas Juninas de Pernambuco – Fequajupe foi fundada em agosto de 2000, no Recife. A entidade sem fins lucrativos surgiu com o intuito de valorizar e fortalecer o movimento no Estado. Atualmente, é presidida por Michelly Miguel e reúne 60 grupos infantis e adultos, como Junina Tradição e Origem Nordestina (Casa Amarela); 100 Hora Nordestina (Areias); Lumiar e Pisa na Fulô (Pina); Arraialzinho do Cordeiro; Junina Bacamarte (Cabo de Santo Agostinho); Adrenalina (Orobó); e Balançadrilha (Belo Jardim).