NOTÍCIAS

Cultura | 04.06.13 - 20h17

Ministério da Cultura traz teatro à rede municipal de ensino

[caption id="attachment_34813" align="alignnone" width="680"] Peça “Ari Areia, um grãozinho apaixonado” foi apresentada pela companhia gaúcha Cia da Cidade a 160 estudantes de duas escolas municipais do Recife. (Foto: Lú Streithorst)[/caption]

Com muitas risadas e interação, cerca de 160 alunos das Escolas Municipais Creuza de Freitas Cavalcanti (Torrões) e dos Remédios (Prado), assistiram nesta terça-feira (4) à peça teatral Ari Areia, um grãozinho apaixonado, do grupo teatral gaúcho Cia da Cidade. A apresentação foi trazida à Secretaria de Educação do Recife por meio da Lei de Incentivo à Cultura, como parte da política do Ministério da Cultura (Minc) que leva a diversidade cultural brasileira aos estudantes de escolas públicas.

A atividade aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e empolgou alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. “É a primeira vez que vejo uma peça teatral e estou adorando. Nunca me diverti tanto”, ressaltou a estudante Wendy Pereira Gondin, 9 anos, da Escola Municipal Creuza de Freitas Cavalcanti.

A peça narra a história de um pequeno grão de areia chamado Ari, que, impulsionado por um amor quase impossível, faz de tudo para encontrar sua amada Lucinha, uma estrela do céu. No caminho de sua busca, encontra vários amigos que tentarão ajudá-lo a atingir seu objetivo.

Para a professora Iracema Valença dos Santos, da Escola Municipal dos Remédios, ações como essa são de extrema importância para os alunos. “Todo evento lúdico é de grande relevância para a formação dos nossos estudantes, pois auxilia na concentração, na fala e no gestual, além de contribuir para a formação cultural deles.”