Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 04.06.16 - 14h29

Córrego da Bica recebe mutirão de serviços integrados da Prefeitura do Recife

img_alt

Na manhã deste sábado (4), o prefeito Geraldo Julio percorreu a comunidade que recebeu serviço de limpeza, saúde e cidadania. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Mais uma comunidade recebeu o Mutirão de Serviços da Prefeitura do Recife, que reuniu serviços de limpeza e manutenção urbana, defesa civil, saúde, educação, cidadania, além de prevenção aos transtornos da chuva. O prefeito Geraldo Julio acompanhou a ação neste sábado (4), que teve início às 8h da manhã, na Escola Municipal Nova Descoberta, que fica na comunidade Córrego da Bica, no bairro de Passarinho.

"Estamos aqui com vários serviços. Retirada de documentos, exames de hipertensão, aids, diabetes, palestras de orientação e prevenção. Emlurb e Defesa Civil nas ruas, fazendo limpeza de galerias e contenção de encostas, e nossos agentes de saúde juntamente com o exército, visitando as casas, pra combater e prevenir o Aedes aegypti", afirmou o prefeito Geraldo Julio, que na ocasião também autorizou os serviços de recuperação de escadaria e canaleta da segunda Travessa do Córrego do Carroceiro, no valor de R$ 25 mil reais.

Para melhorar o escoamento das águas da chuva, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) esteve no local, com cerca de 80 profissionais, realizando drenagem na área com limpeza de galerias, varrição, capinação, e limpeza de escadaria coleta manual e mecanizada de resíduos volumosos. Já a secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec), realizou trabalhos para retirada de entulhos, substituição e colocação de lonas plásticas, ações educativas, corte de árvores, roçagem e capinação.

Outros serviços também estavam à disposição dos moradores locais, como aferição de pressão arterial, teste de glicose, testagem rápida de sífilis e HIV, mamografia, atualização de cadastro e emissão do cartão SUS, palestras educativas sobre higiene bucal, saúde da mulher, atualização do cadastro do bolsa família, além de exibição do apresentações dos robôs humanoides do programa Robótica na Escola.

Para Geraldina Andrade, moradora da região, ter a ação perto de casa foi algo que facilitou muito o acesso aos serviços. "Estou aqui fazendo meu cadastramento no bolsa família. Muito bom ter isso pertinho de casa, nem vou precisar gastar passagem, me deslocar com meu filho pra poder ir atrás desse benefício. Também aproveitei pra dar uma checadinha na minha saúde", comentou a empregada doméstica.

João Vitor Florêncio também aproveitou o mutirão perto de casa pra cuidar mais da saúde. " Vi que estavam fazendo as inscrições para a Academia da Cidade, daí eu corri pra pegar uma vaga e começar meus exercícios para entrar em forma", falou o estudante.