Distribuição de mudas em pontos de vacinação encerra Semana do Meio Ambiente no Recife
Com o slogan “Construindo um Recife Mais Sustentável”, a Semana do Meio Ambiente do Recife, que teve início na última terça-feira (1), marcou a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental, com foco em áreas relevantes, como mudanças climáticas, arborização, educação ambiental e sustentabilidade. O encerramento acontecerá neste sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma ação em que serão recepcionadas de forma diferente as pessoas que forem tomar a vacina contra a covid-19. Em dois pontos de vacinação, 200 mudas de plantas ornamentais e medicinais serão entregues à população para tornar o momento mais especial. Os locais escolhidos foram o Parque da Macaxeira e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A Semana do Meio Ambiente contou com uma programação extensa desde a última terça-feira, quando foi iniciada. Na quarta-feira foi realizado no Compaz Miguel Arraes de Alencar o plantio de 35 mudas, como Pau-brasil, Sibipiruna, Angico-liso, Ipê-rosa, Craibeira e Pau-ferro. A ação teve a ajuda dos frequentadores do Compaz que fizeram questão de vivenciar a experiência e colocar a mão na terra.
Também houve webinários para apresentação da plataforma do licenciamento ambiental do Recife (LAMA), vídeos sobre jogos ambientais nas redes sociais e Seminário sobre os Planos de Manejo da cidade.
Nesta sexta-feira (5), o plantio de mudas de árvores marcou a programação da Semana do Meio Ambiente do Recife. A ação aconteceu nos bairros de Joana Bezerra e Campina do Barreto/Chão de Estrela com plantio de 45 e 30 mudas, respectivamente. No bairro Campina do Barreto as espécies plantadas foram: Ipê-amarelo, Craibeira, Sibipiruna e Catingueira; Já no bairro Joana Bezerra as espécies de Ipê-amarelo; Pau-brasil e Gitó foram as escolhidas para levar beleza, conforto térmico e garantir mais vida ao local. A iniciativa envolveu articulação direta com a comunidade, com interações e bate-papo, que reforçaram a importância das árvores e o papel do cidadão no cuidado e manutenção das mesmas.
O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, lembrou que as atividades de plantio, além de arborizar a cidade, servem para aproximar o poder público da sociedade. “Plantar com a participação da comunidade vai muito além de contribuir com a arborização da localidade. A ideia é formar o cidadão para que ele participe ativamente do cuidado e preservação do que foi realizado e se sinta parte das atividades. Nosso maior objetivo é incentivá-lo a conhecer e cuidar do patrimônio vegetal da nossa cidade”, diz Ribeiro.
Programação - Semana do Meio Ambiente do Recife
Entrega de 200 mudas de plantas medicinais e ornamentais
Dia: sábado (5)
Hora: 09h
Locais: Parque da Macaxeira e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)