PCR promove mutirão contra arboviroses em Jardim São Paulo e na Várzea
Equipes da Secretaria de Saúde do Recife estarão em campo, nestes sábado (5) e domingo (6), para ações contra as arboviroses (dengue, chikungunya e zika). Ao todo, cerca de 80 profissionais de Vigilância Ambiental passarão por dois mil imóveis além de pontos estratégicos dos bairros de Jardim São Paulo e da Várzea.
Em Jardim São Paulo, aproximadamente 40 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) visitarão mais de mil locais, entre domicílios e pontos estratégicos da região, como borracharias e ferros-velhos. Esses locais têm grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade, por isso, os agentes realizam, se necessário, eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.
Os asaces serão acompanhados de promotores da campanha ‘Bora se Cuidar’, que levam mensagens de alerta e orientações para a população e, a cada semana, as ações são levadas para diferentes pontos da cidade. Neste momento, a ação está com o tema “Um olho no mosquito, outro no coronavírus”, para incentivar as pessoas a não descuidarem das medidas de prevenção para evitar tanto a covid-19 como a dengue, zika e chikungunya.
A Várzea também contará com o trabalho de cerca de 40 profissionais de Vigilância Ambiental. Eles percorrerão mais de mil imóveis ao longo do final de semana. Todos os locais escolhidos para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.
Nas visitas, as equipes também levarão orientações à população sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.
DADOS – Até o dia 22 de maio, foram notificados 2.592 casos de arboviroses, sendo 1.372 casos de dengue, 1.177 de chikungunya e 43 de zika. Dentre estas notificações, foram confirmados 464 casos de dengue e 724 casos de chikungunya. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve aumento de aproximadamente 153% dos casos notificados e de 198% dos casos confirmados. O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 10 a 12/05/2021 (3º ciclo), apresentou resultado geral no Recife de 2,7% (risco alto).