Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.06.22 - 15h53

Prefeitura do Recife promove vacinação itinerante contra covid-19, gripe e sarampo em oito locais neste sábado (4)

img_alt

Além disso, os centros de vacinação do Geraldão, na Imbiribeira, e do Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, vão atender além das pessoas que já estão agendadas, também aqueles que forem por demanda espontânea (Foto: Ikamahã/PCR)

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra gripe, sarampo e covid-19 na cidade, a Prefeitura do Recife vai promover um mutirão de vacinação neste sábado (4). Os imunizantes serão aplicados, sem necessidade de agendamento, em oito locais da cidade (confira lista mais abaixo), entre mercados públicos, praça e shopping. Os profissionais da Secretaria de Saúde municipal vão aplicar as vacinas de gripe e sarampo naqueles que fazem parte dos grupos prioritários das Campanhas, enquanto a de covid-19 será voltada para as crianças entre cinco e 11 anos e também para pessoas a partir de 12 anos. 

 

Para a Campanha Nacional de Vacinação Contra o sarampo, o público-alvo são os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já a de gripe contempla, além desses dois grupos, os idosos, gestantes, puérperas, professores das redes de ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente. Também podem receber o imunizante os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

 

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde e os professores, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho. Já as gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente devem levar laudos médicos que comprovem a condição.

 

Já a vacina de covid-19 será aplicada nas crianças entre cinco e 11 anos e também nas pessoas a partir de 12 anos que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina, ou aqueles que estão no prazo para a segunda dose, os que estão com doses atrasadas ou que já podem tomar a primeira ou segunda dose de reforço. As pessoas precisam apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Caso não possua e também não tenha o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da vacinação. Também precisam apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal.

 

DEMANDA ESPONTÂNEA - Também neste sábado, os centros de vacinação do Geraldão, na Imbiribeira, e do Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, vão atender além das pessoas que já estão agendadas, também aqueles que forem por demanda espontânea. Os dois locais vão aplicar a vacina contra covid-19 e, também, contra gripe e sarampo.

 

Confira a programação:

 

SÁBADO (4):

 

  • Shopping Tacaruna - Av. Gov. Agamenon Magalhães, 153 - Santo Amaro (das 9h às 17h)

  • Praça da Convenção - Beberibe (das 8h às 16h)

  • Ferreira Costa - Rua Cônego Barata, 275, Tamarineira (das 9h às 17h)

  • Mercado de Afogados -  Estrada dos Remédios, s/n, Afogados (das 8h às 16h)

  • Mercado de Nova Descoberta - Av. Vereador Otacílio de Azevedo, 2311 – Vasco da Gama (das 8h às 16h)

  • Upinha UR-4/5 - R. Capitão Vicente Curado, 33, UR-4/Cohab (das 8h às 16h)

  • USF Cidade Operária - R. Emílio Monteiro Fonseca, 1688, Ibura (das 8h às 16h)

  • UBT José Dustan - Rua Maurício de Nassau, s/n, Caiara/Iputinga (das 8h às 16h)