Lidera Recife 2025 inicia atividades para fortalecer lideranças de áreas estratégicas do Recife
Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social passarão por formação técnica, mas com o olhar atento para a população
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Administração, iniciou o “Lidera Recife 2025”, programa estratégico de desenvolvimento de lideranças, voltado a fortalecer a gestão pública e valorizar quem está à frente da execução das políticas públicas da cidade. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Compaz Ariano Suassuna – Leda Alves, onde foi apresentado o plano de ação do treinamento, que, nesta edição, é voltada para as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. A secretária de Administração do Recife, Maíra Fischer, foi a anfitriã do encontro, que reuniu mais de 80 lideranças das pastas selecionadas, incluindo secretários executivos e gerentes gerais.
“O ‘Lidera Recife’ é um programa que desenvolve, reconhece e valoriza as lideranças públicas da cidade, entendendo a necessidade e a importância desses profissionais que atuam diariamente no planejamento e na execução das políticas para a população”, afirmou Maíra Fischer, destacando a importância da iniciativa como parte de uma estratégia mais ampla de fortalecimento do serviço público, que potencializa qualidades técnicas, mas com o olhar de cuidado para as pessoas. “O ‘Lidera’ vem com esse ponto forte: desenvolver competências com base técnica e metodologia, mas sempre conectadas com a essência do serviço público, que é cuidar de gente. Quando falamos em gestão pública, o centro da nossa atuação deve ser sempre a população”, complementou.
Presentes, as secretárias Cecília Cruz (Educação), Luciana Albuquerque (Saúde) e Pâmela Alves (Assistência Social) reforçaram o compromisso de suas equipes com uma gestão mais qualificada e humana.
O programa é conduzido pela Gerência Geral de Gestão Estratégica de Pessoas da Secretaria de Administração, fundamentado na Matriz de Competências da Prefeitura do Recife com base em um diagnóstico realizado junto às equipes. A iniciativa busca garantir que o desenvolvimento das lideranças seja contínuo, estruturado e alinhado aos desafios atuais da gestão pública. A programação inclui oficinas, palestras e atividades práticas conduzidas por especialistas.
Ainda durante o evento, a consultora Vanessa Lemos realizou uma palestra sobre os desafios contemporâneos da liderança, destacando a importância de competências como empatia, visão estratégica e comunicação efetiva. “A liderança é um ativo fundamental para os resultados de qualquer equipe, de qualquer serviço, seja privado ou público. Ela está, muitas vezes, entre a alta administração e o profissional técnico-operacional, sendo pressionada pelos dois lados. Se essa liderança é bem preparada, bem orientada e conectada ao propósito da instituição, os resultados aparecem em mais qualidade nos serviços, mais inovação na gestão, equipe motivada e mais confiança da sociedade quando se trata das instituições públicas”, ressaltou.