Profissionais do PSE capacitam educadores municipais sobre hanseniase
Objetivo da ação foi instruir os profissionais das escolas municipais para realização de práticas educativas nos colégios
Por Junior Aguiar

Os profissionais do Programa Saúde na Escola – parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, Esportes e Lazer -, realizaram na tarde desta quarta-feira (04) uma capacitação sobre hanseníase para diretores e vice-diretores das escolas municipais do Recife. O evento aconteceu na sala de reunião da Central de Alergologia localizada no bairro da Boa Vista, Distrito Sanitário I.
O objetivo da ação foi instruir os educadores sobre a doença no que diz respeito às formas de combate e a identificação precoce nos alunos. Os representantes agora vão elaborar práticas intensivas de orientações sobre hanseníase dentro das unidades de educação junto a professores, coordenadores e profissionais de saúde dos próprios bairros.
De acordo com a técnica da Coordenação Municipal de Controle a Hanseníase, Rosany Carvalho, a ação foi importante para expandir as informações sobre a moléstia nas escolas. “A gente oportuniza o momento para sensibilizar e melhorar os conhecimentos da doença dentro do âmbito da educação junto com as crianças. A hanseníase é um problema de saúde publica porque suas questões ainda não são claras”, informou.
Após a palestra, os participantes receberam materiais educativos como questionários, DVD’s com vídeos informativos, panfletos e cartazes que serão distribuídos e trabalhados nas escolas como forma de orientação e detecção da hanseníase ou algum mal parecido. Mais de 60 escolas da rede municipal serão contempladas com a capacitação ao longo dos próximos dias.
A diretora da escola Novo Mangue, em Joana Bezerra, disse que a iniciativa foi fundamental para o complemento das praticas de saúde que tradicionalmente o colégio realiza. “Já trabalhamos temas como filariose e dengue. Essa iniciativa é de grande importância para que esse assunto seja bem refletido e trabalhado dentro do projeto didático melhorando a qualidade de vida”, completou.
Em 2011 a capacitação abrangeu 10 escolas do Recife. Com o sucesso, a iniciativa acontece este ano com o objetivo de expandir ainda mais a ação. Até o próximo dia 13 os outros Distritos Sanitários também participarão do encontro.