NOTÍCIAS

Cultura | 04.07.13 - 19h27

Geraldo enaltece riqueza cultural do recifense na Fenearte

[caption id="attachment_35879" align="alignnone" width="680"] Geraldo Julio: "Esse é o momento para a gente mostrar a riqueza da cultural do Recife". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio enalteceu a riqueza cultural do povo recifense durante a abertura da XIV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada nesta quinta-feira (4), no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco. O evento, que este ano homenageia as mulheres rendeiras, seguirá até o dia 14 de julho.

"A Fenearte é um evento muito importante, porque o Recife tem uma efervescência cultural muito forte, uma criatividade. O nosso povo tem muito talento. E esse é o momento para a gente mostrar a riqueza da cultural do Recife", destacou Geraldo Julio. No total, cinco mil artesãos estão instalados na feira. A expectativa é que 300 mil pessoas passem pelo evento.

O prefeito foi à abertura da Fenearte acompanhado da primeira-dama do Recife, Cristina Mello, do governador Eduardo Campos, e do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, entre outras autoridades. "Além de tudo, a Fenearte deixou um grande presente para a nossa cidade que é a Central de Artesanato de Pernambuco", pontuou Geraldo Julio.      



Já o governador Eduardo Campos ressaltou a participação de talentos de todo o Brasil na feira. “O artesanato de todo o país está aqui. Com certeza, esse vai ser um ano muito importante para os artesãos. Vamos continuar com políticas de valorização para a área e fazer dessa feira a maior do Brasil”, cravou.        

Integrante da Rede de Mulheres, Mauricéa da Silva, 43 anos, ganhou a oportunidade de expor na feira pela primeira vez. “Estou muito feliz. Aqui, temos a chance de mostrar para o mundo que as mulheres estão ganhando espaço. A Fenearte tira a gente do anonimato”, comemorou Mauricéa.  

STAND - A Prefeitura do Recife marca presença na Fenearte com um stand e a exposição de 28 expositores. A iniciativa foi organizada pelas secretarias da Mulher e de Desenvolvimento e Planejamento Urbano. Além dos artistas, dois grupos ligados à economia solidária vão expor na Fenearte. Os profissionais estão instalados na rua reservada às cidades. Ao todo, 18 são do Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) e dez, do projeto Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular.