NOTÍCIAS

Cultura | 04.07.13 - 10h38

Obras de Cícero Dias são atrativos em passeio

Outra chance para participar do tour de Sensibilização Turística oferece que faz homenagem ao pintor modernista e pernambucano

As obras do pintor modernista e pernambucano Cícero Dias (1907-2003) serão mostradas durante o passeio de Sensibilização Turística, oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Este sábado (6) será a segunda oportunidade para participar do roteiro cultural que é voltado não apenas para turista, mas, especialmente, para a população local que poderá conhecer melhor a cidade onde vive.

Cícero Dias foi um dos pioneiros do modernismo no Brasil e assina várias obras espalhadas pela cidade. O roteiro conta com uma visita ao prédio da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, onde existem três painéis feitos pelo artista, incluindo o primeiro mural abstrato da América Latina. De lá, segue para uma passagem pelo Museu do Estado de Pernambuco, onde os participantes vão conhecer a seção Cícero Dias, que guarda diversas obras do artista.

Participantes do tour também vão poder conhecer as obras que retratam a vida de Frei Caneca, em exposição permanente na Casa da Cultura. O percurso é encerrado na “Rosa dos Ventos”, no Marco Zero. A obra do artista tem como objetivo descrever a origem do mundo a partir do Recife, inspiração na famosa frase dele: “Eu vi o mundo... Ele começava no Recife”, cravada no monumento.

O passeio tem a Praça do Arsenal como ponto de partida, às 14h. Para participar, é necessário se inscrever na sexta-feira que antecede o projeto, a partir das 8h, pelo telefone 3355-8605.

Histórico - Considerado um dos maiores nomes do modernismo brasileiro, Cícero Dias nasceu no Engenho Jundiá, no município de Escada, a 50 quilômetros de Recife (PE), no dia 5 de março de 1907. Ao completar 13 Anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi interno no mosteiro de São Bento. Entre os anos de 1925 e 1927 teve seu primeiro contato com modernistas. Em 1937 seguiu para Paris, na França, onde realizou diversas exposições.

Em fevereiro de 2002, Cícero Dias esteve no Recife para o lançamento de um livro sobre sua trajetória artística e também fez uma exposição em uma galeria em São Paulo. O artista plástico pernambucano morreu aos 95 anos, em sua casa em Paris, de falência múltipla dos órgãos.