NOTÍCIAS

Finanças | 04.07.13 - 18h57

PCR começa a pagar cachês do São João 2013

[caption id="attachment_35873" align="alignnone" width="680"] O forró Quenga de Coco foi uma das atrações do São João Torcida Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Os artistas que se apresentaram na primeira semana do Ciclo Junino e entregaram a documentação completa já estão recebendo seus cachês. A rapidez no pagamento se deve ao fato de que, pela primeira vez, foi elaborado um edital onde músicos, dançarinos e quadrilheiros se inscreveram, já cientes de todos os documentos que necessitavam entregar, uma vez aprovados na convocação.

O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Roberto Lessa, enfatiza que é necessária a complementação da documentação entregue para liquidação dos pagamentos: “Os músicos ou seus representantes precisam trazer para a Fundação as notas fiscais e as fotografias que comprovem suas apresentações, para que os empenhos sejam liberados”.

A previsão é de que os pagamentos das apresentações sejam finalizados até o mês de agosto, mas Lessa, esclarece: “Esse prazo pode ser menor. Dependemos dos documentos comprobatórios dos artistas para encaminhar os pagamentos. Quanto mais rápido eles trouxerem, mais rápido liberamos os cachês”.

Dos 460 shows realizados durante o mês de junho, a Prefeitura do Recife, através da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), já pagou 28 apresentações. “Estamos vivendo um momento muito especial em que conseguimos nos estruturar para fazer os pagamentos em um tempo mais curto. Essa agilidade, que nos é cobrada constantemente pelo prefeito Geraldo Julio, é imprescindível para reforçarmos o tratamento digno e respeitoso que estamos estabelecendo com os nossos talentos”, comemora o presidente da Fundação de Cultura, Roberto Lessa.

Edital – Uma iniciativa inédita no São João do Recife, o edital recebeu mais de 500 propostas de trios pé-de-serra, grupos de dança, quadrilhas juninas, orquestras, bandas e artistas solo atenderam à convocatória. Das 460 contratações, mais de 90% (411) foram feitas por meio do edital.

Geral - O São João do Recife 2013 manteve a tradição nordestina e o público gostou do que viu. O município colocou em evidência o verdadeiro dono da festa: o forró feito por gente da terra. Este ano, o ciclo junino aconteceu em 11 arraiais oficiais, 27 comunitários e 20 tradicionais, entre os dias 6 e 29 de junho.

Circulando pelos espaços de festa, para prestigiar 460 apresentações de 317 artistas, o público estimado foi de 1,5 milhão durante todos os dias. O destaque foi o Arraial do Sítio Trindade que registrou na véspera e noite de São João a circulação de 70 mil pessoas.

No Sítio, além de curtirem o arrasta-pé do palhoção principal e do espaço Casa de Reboco, as famílias podiam passear na cidade cenográfica, deslumbrar-se com o colorido e com a criatividade das quadrilhas juninas, e as crianças tinham ainda parque de diversões para extravasar a alegria.
 
Uma novidade que deu o que falar este ano foi o arraial montado na Pracinha de Boa Viagem, entre os dias 22 e 24 de junho. O público se animou, dançou e aplaudiu as  atrações, que levaram à praça, além do forró pé-de-serra, a diversidade das manifestações culturais pernambucanas, com coco, quadrilha, ciranda e cantoria.

Concursos - A Prefeitura ainda promoveu o 29º Festival de Quadrilhas Juninas adultas e o 15º Festival Infantil, que distribuiu mais de R$ 100 mil em prêmios. Os concursos tiveram 45 grupos inscritos na modalidade adulta e 13 na infantil. Durante quatro dias foram realizadas as etapas eliminatórias e, nas fases finais da competição entre os adultos, foram premiadas as cinco melhores quadrilhas dos Grupos 1 e 2, e definido o ranking das ganhadoras do concurso mirim. Importante destacar a transferência das finalíssimas do Sítio Trindade para o ginásio da Secretaria Estadual de Educação, na Várzea, para comportar o grande público que acompanha o Festival e torce pelos grupos de dança.

Outra novidade em 2013 foi a criação do concurso de decoração “Eu Amo Minha Rua”, realizado através de uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo. Seis ruas foram premiadas com apresentação de trios pé de serra e a rua vencedora, no Arruda, recebeu um arraial completo com direito a show do sanfoneiro Cezzinha. No total, 72 ruas foram inscritas na competição.