NOTÍCIAS

Cultura | 04.07.13 - 14h19

Rede de Mulheres mostra a força e o talento do artesanato solidário

De portas abertas ao público, a partir das 15 horas, o estande de número 44, na Rua Quatro, no Centro de Convenções de Pernambuco, onde estão expostas as peças produzidas por artesãs da Rede Tecendo Economia Popular e Solidária, que conta com apoio da PCR, por meio da secretaria da mulher.

“As peças que vamos encontrar no estande da Rede Tecendo Economia Popular representam na prática o sustento de várias famílias do Recife. Simbolicamente são a comprovação de que o talento supera qualquer cenário de dificuldade”, avalia Sílvia Cordeiro, "e este é o momento de reconhecer a dedicação e empenho das mulheres. E entender a força da solidariedade. Da ação conjunta", pontua a secretária da Mulher do Recife.

Da Rede fazem parte mulheres que há, no mínimo seis meses, tomam parte nas reuniões e debates sobre alternativas de inserção das peças no mercado nacional e internacional, entre outras políticas públicas de inclusão das empreendedoras. Artigos selecionadas por juri especializado, com foco na valorização do artesanato mais original, regional e, ao mesmo tempo, universal.

Sobre a Rede - A Rede de Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária é uma articulação de artesãs oriundas das seis regiões político-administrativas do Recife e criada em 2005. Nesta perspectiva reúne mais de 150 mulheres em atividades produtivas e empreendedoras, na perspectiva de uma economia popular e solidária com equidade de gênero e igualdade racial. A Rede possui uma dinâmica de reuniões ordinárias mensais e, organizativamente, tem seis representantes das RPAs, as quais mediam os diálogos entre as artesãs e suas demandas. A articulação entende que o fortalecimento sociopolítico e econômico das mulheres é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Estande da Rede Popular e Solidária – localizado na rua reservada às cidades o estande foi montado para promover a valorização das peças. É assegurado pela secretaria da mulher, por meio da Prefeitura do Recife, para divulgar o artesanato das mulheres da rede, durante a realização da feira (de 04 a 14 de Julho de 2013). Este ano com direito a um dia a mais para comercialização e contato com o público comprador e visitantes.   

Seleção - 36 artesãs se inscreveram para o processo de seleção das peças. Dessas, 21 foram habilitadas por seguir as normas, desde o modo do envio das peças em caixas lacradas até o aproveitamento do material e elaboração das peças, no período de 13 a 24 de maio de 2013. Dez foram escolhidas. Cada mulher com direito a apresentar à comissão máximo de cinco (05) artigos diferentes. Respeitando aspectos que os condicionam enquanto artesanato.
 
Selecionadas:

  • Joana Maria de Lima – Peças em Tecido - Capas de tablet, net e notebook
  • Ana Márcia Carvalho – Peças em cerâmica e miçanga (Bijouteria)
  • Luzia Duarte – Peças em tecido e areia (Suporte Portas)
  • Cleide Nadir – Peças em cordão e tecido (Bijou)
  • Débora Almeida – Peças em Contas (Bijou)
  • Neca (Marineide Bezerra) – Peças em Biscuit (Mobilies)
  • Rosa Magalhães – Peças em couro e tecido (Bolsas)
  • Eli Cristina Santos – Peças em Patchwoork
  • Mauriceia da Silva – Peças em Tecido
  • Marileide Ribeiro – Peças em Crochê e Tricô