Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 04.07.16 - 11h56

Semana Hermilo começa nesta terça-feira (05)

Espetáculos teatrais compõem a semana que tem entrada franca ao público

 

A partir desta terça-feira (05), os recifenses poderão dar um mergulho na obra e na estética do dramaturgo, teatrólogo, diretor e escritor Hermilo Borba Filho. A Semana Hermilo vai até o próximo domingo (10), com atividades iniciando às 19h30, no Teatro Hermilo, no Bairro do Recife, equipamento cultural da Prefeitura do Recife. Na abertura, além da presença da viúva do escritor, a secretária de Cultura Leda Alves, o público pode conferir a apresentação do Núcleo de Formação de Rabequeiros de Pernambuco, e do espetáculo de dança A Enchente. A entrada é franca.

A realização da Semana Hermilo é do Centro de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas Apolo-Hermilo. A ideia é apresentar ao público uma semana de espetáculos que têm, como característica principal, elementos da estética do teatrólogo, num convite para que o recifense possa conhecer um pouco do imaginário da obra hermiliana, bem como, a influência que ela deixou no ambiente teatral pernambucano. Logo na abertura da semana, o público poderá conferir a adaptação livre que foi feita do conto “A Enchente”, de Hermilo, pela diretora Flávia Pinheiro, como resultado do projeto O Solo do Outro, para a dança.

Na quarta-feira (06) é a vez do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, do Mestre Biu Alexandre, apresentar sua tradição e beleza no espaço. Na quinta-feira (08), o tablado do Teatro Hermilo é do Grupo Magiluth com o espetáculo: Luiz “Lua” Gonzaga. Com direção de Pedro Vilela, a encenação homenageia o Rei do Baião com um enredo onde um grupo de pessoas espera pela volta de um rei. Por meio de uma série de situações poéticas, são levantadas questões relacionadas à vida no nordeste, como a migração, a terra, a seca, os costumes e a musicalidade de seu povo, tendo como base as composições de Gonzaga.

De sexta (08) a domingo (10) quem assume o espaço é a peça A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem dente. Baseada no texto “O Traidor” do escritor Hermilo Borba, a montagem tem adaptação e direção de Carlos Carvalho, também diretor do Centro de Pesquisa Apolo-Hermilo, e direção muscial de Juliano Holanda. Todos as apresentações da Semana Hermilo tem entrada franca ao público que deve retirar o seu ingresso na bilheteria do teatro, uma hora antes dos espetáculos.

Carlos Carvalho explica quais os critérios para escolha do conteúdo da semana: “Buscamos espetáculos que possuíssem alguma coisa a ver com a estética hermiliana. A partir disso optamos por apresentações que primam pela cena aberta livre, pouco material cênico, e onde a dramaturgia se debruça sobre a cena brasileira. Outra marca da obra de Hermilo era a presença da cultura popular nordestina em seus contos”, explica o diretor”.

 

Serviço:

Semana Hermilo

Quando: de 5 a 10 de julho (terça-feira a domingo)

Horário: 19h30

Local: Teatro Hermilo Borba Filho, Av. Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife

Informações: 3355.3318

Entrada franca: Ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes dos espetáculo