Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 04.07.22 - 12h12

Caminhada do Forró e Desfile das Bandeiras encheram as ruas da zona norte de tradição e alegria

img_alt

Cortejo, que tradicionalmente acontece no Recife Antigo, seguiu pelas ruas de Casa Amarela até o Sítio Trindade, onde vários artistas subiram ao palco para celebrar o ritmo declarado patrimônio cultural do Recife. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Sanfonas e flabelos da cultura popular desfilaram juntos pelas ruas da zona norte da cidade, no começo da noite de ontem (3). Em sua 17ª edição, a Caminhada do Forró encontrou com o Desfile das Bandeiras para percorrer um trajeto novo, com destino ao Sítio Trindade, onde o forró subiu ao palco para celebrar, na voz de vários artistas, as tradições nordestinas.

Nem as fortes chuvas que caíram em alguns momentos do cortejo esfriaram a animação do público. “Acompanhei a caminhada desde o início e não há chuva que me desanime. É chuva caindo a gente dançando”, dizia, tão animada quanto molhada a aposentada Odete Dourado, 68 anos. “Eu ia para todas as Caminhadas lá no Marco Zero, mas gostei dessa mudança de local. É uma forma de passear por outros lugares da cidade. Onde for, eu chego e fico até o final. Tendo forró, não perco”, finalizou, enquanto balançava ao som do trio.

Entusiasta do período junino, João Rocha, 44 anos, fez sua estreia no cortejo de bandeiras e sanfonas.  “É a primeira vez que acompanho e gostei da forma como foi feita. Depois de dois anos sem São João, todo mundo ficou ávido pelos festejos. Amo festa junina e estou achando que a programação do Recife está suprido muito bem nossa saudade”, elogiou.

A 17ª edição da Caminhada rendeu homenagem ao compositor Bráulio de Castro – natural de Bom Jardim, no Agreste – e reuniu artistas como Josildo Sá, Irah Caldeira, Petrúcio Amorim, Terezinha do Acordeon, Pecinho Amorim, André Macambira, Roberto Cruz, Rogério Rangel, Derico Alves, Luizinho de Serra, Damião Mota, Benil Ramos e Dudu do Acordeon. Também contou com Silvério Pessoa, que fez a sua primeira participação no evento.

O Desfile das Bandeiras reuniu 12 bandeiras de agremiações e grupos culturais do Recife e de toda a Região Metropolitana do Recife, arrastando dezenas de brincantes do ciclo junino. Em meio às cores, trajes floridos e muito forró, Edilene Oliveira, 57 anos, não poupou elogios. “Vou pra onde o forró for. Foi tão bom, que queria que o percurso tivesse sido maior. Queria andar mais, mas foi ótimo.”

O cortejo, que saiu da Praça Vila Maria, chegou ao Sítio Trindade por volta das 19h30, num emocionado e inédito encontro entre bandeiras e sanfonas com o parque, que é a casa do São João recifense. No Sítio, o forró continuou noite adentro e só desceu do palco por volta das 22h30.

Segue o passeio na roça – Hoje (4), a programação junina começa às 20h, com a apresentação de seis quadrilhas no Pavilhão do Sítio Trindade. Mais 18 grupos se apresentam até quarta-feira (6), quando serão definidas e anunciadas as 12 finalistas do 36º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. As finais do concurso acontecem nos dias 11 e 12 de julho, também no Sítio.