Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.07.22 - 20h44

Prefeitura do Recife inicia atendimentos à população na UPAE Fernando Figueira, no Ibura

img_alt

O local conta com 15 consultórios, ambulatório de pequenas cirurgias, especialidades clínicas e exames, e, quando estiver em pleno funcionamento, vai atender cerca de 30 mil pessoas por mês (Foto: Divulgação/SESAU Recife)

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta segunda-feira (4), os atendimentos ao público na Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Professor Fernandes Figueira, no Ibura, Zona Sul da capital. O local conta com 15 consultórios, ambulatório de pequenas cirurgias, especialidades clínicas e exames, e, quando estiver em pleno funcionamento, vai atender cerca de 30 mil pessoas por mês. Para manter a unidade funcionando, a PCR vai investir R$ 8 milhões por ano. 

 

Todos os atendimentos serão agendados por meio da Central de Regulação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, ou seja, os pacientes serão encaminhados pelas unidades básicas, reforçando o papel da Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado, garantindo a continuidade na média complexidade. A Unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e atenderá, prioritariamente, a população de bairros das Zonas Sul e Oeste da cidade.

 

A aposentada Maria das Neves, 58, é moradora da UR-5, no Ibura, e foi uma das primeiras beneficiadas com os serviços da UPAE Professor Fernandes Figueira. A usuária realizou uma consulta com nutricionista após ser encaminhada pela Unidade de Saúde da Família (USF) UR-12, na Cohab, que é a sua referência. “Achei tudo muito organizado, a estrutura é ótima. Fui muito bem atendida e bem recebida. Gostei muito da profissional que me atendeu e já estou saindo daqui com o retorno agendado”, contou.

 

Mais de 100 profissionais vão trabalhar na nova UPAE, que vai ofertar atendimento para diversas especialidades, entre elas cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, reumatologia, traumatologia e dermatologia. Além disso, também vai haver consultas com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. Ao todo, 13 tipos de exames para apoio diagnóstico vão estar disponíveis à população - ultrassonografia, eletrocardiograma e nasofibroscopia são alguns deles.