Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 04.07.22 - 11h43

Prefeitura do Recife recebe premiação nacional por monitoramento de ações climáticas

Programa Moclima foi agraciado dentro do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, que visa reconhecer boas práticas de gestão

O programa MOCLIMA (Monitoramento das Ações e Estratégias Climáticas) da Prefeitura do Recife - através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) - foi uma das dez iniciativas nacionais reconhecidas na categoria Poder Público (Governos Municipais e Órgãos Públicos) do Prêmio Estratégia ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Brasil 2022. A premiação, organizada pela Rede Estratégia ODS, visa reconhecer boas práticas realizadas nos mais diversos setores da sociedade. 

O Monitoramento das Ações e Estratégias Climáticas (MOCLIMA) é um instrumento que  permite que a população acompanhe o cumprimento das metas de redução do carbono atmosférico e os objetivos do combate à crise climática por meio de indicadores tangíveis com os status das ações de mitigação e adaptação da cidade. Todas as informações desenvolvidas e monitoradas estão armazenadas nos servidores e bancos de dados da  Prefeitura do Recife, e disponibilizadas no site da SMAS (http://meioambiente.recife.pe.gov.br/), na aba Agenda Climática do Recife.

“Receber esse  Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022 é uma grande oportunidade de mostrar como a tecnologia pode estar atrelada à mitigação, adaptação e transparência das ações relacionadas à mudança climática.  O MOCLIMA aponta de forma clara como a gestão está alinhada com as estratégias ODS”, disse Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

O objetivo do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022 é reconhecer, valorizar e dar visibilidade a práticas alinhadas aos ODS, desenvolvidas pelas organizações filiadas à Rede Estratégia ODS, que tenham gerado ações transformadoras no contexto do território onde estão inseridas. Além disso, também busca contribuir para a formação de um “Banco de Práticas Exitosas” que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030.