VI Conferência define prioridades para políticas culturais no Recife
A cidade do Recife terá 25 delegados na III Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco. Eles vão defender como prioridade a adesão imediata do Estado de Pernambuco ao Sistema Nacional de Cultura e a democratização do Conselho Estadual de Cultura. A Conferência Estadual acontecerá em setembro e é a última etapa que antecede a III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá de 26 a 29 de novembro, em Brasília.
Os participantes da VI Conferência Municipal de Cultura do Recife também definiram a ordem de prioridade para a implementação das 13 metas do Plano Municipal de Cultura do Recife. O item eleito como o mais importante foi a implantação do Sistema Municipal de Cultura do Recife, integrado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).
O processo
O encontro teve início na noite da sexta-feira (2) e o debate ocorreu durante o sábado (3), na Unidade de Tecnologia na Educação para a Cidadania (UTEC), na Boa Vista. Dos 129 delegados aptos a participarem com direito a voz e voto na assembleia, 86 se credenciaram. Durante a manhã do sábado houve a votação do regimento e posteriormente os participantes dividiram-se para definir as prioridades das metas contidas no Plano Municipal de Cultura do Recife, em grupos de trabalho com os temas Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.
A mobilização feita para as sete pré-conferências, realizadas entre 17 e 27 de julho, foi uma das maiores dos últimos anos, levando um total de 684 participantes credenciados para os encontros. Com esse quórum, a cidade do Recife garantiu a presença de 25 delegados na III Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco.
Confira a relação dos delegados indicados para representar o Recife na Conferência Estadual:
Governo
- Betânia Correia de Araújo
- Eduardo Vasconcelos
- Gustavo Catalano
- Hilda Torres
- Josuel Silva
- Lina Fernandes
- Patrick Torquato
- Roberto Lessa
- Williams Santana
Sociedade Civil
- RPA 1 - Prazeres Barros
- RPA 2 - Cláudio Alberto Lopes da Cruz e Manoel Beberibe
- RPA 3 - José Muniz (Moura) e Sandro Soares de Lima
- RPA 4 - José Alves de Souza (Zezinho), Neide Santana e Edivânia Maria da Silva
- RPA 5 - Jance Gleice Pereira e Aradir José
- RPA 6 - Isaac Machado e Zuleide Silva
- Segmentos Culturais - Gilvan Gomes, Sônia Pinto, Tarciana Portella e Cláudio Brandão