Mutirão para entrega de 90 próteses dentárias restabelece saúde bucal e a auto-estima dos pacientes
A costureira Ivoneide Virgínio, 58 anos, moradora do Jordão Baixo, agora tem motivo para sorrir. Ela participou na manhã do último sábado (02) do mutirão realizado pela Secretaria de Saúde do Recife, para a entrega e instalação de 90 próteses dentárias -parcial e total-, ocorrida no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Policlínica Nair Regueira, no bairro do Pina.
O aposentado Manoel José Pereira, 72 anos, morador de Boa Viagem, não escondeu a satisfação de ter um novo sorriso. “Não podia pagar o tratamento, pois é muito caro. Quando ria, colocava a mão na boca com vergonha, mas agora vou mostrar o sorriso novo”, falou seu Manoel. Os pacientes também receberam orientações sobre os cuidados com a higiene da boca e como manter a saúde bucal.
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou que além da auto-estima das pessoas, a colocação das próteses é uma questão, principalmente, de saúde bucal. “O paciente passa a ter uma melhor mastigação, articulação da fala, entre outros benefícios para em saúde geral”, disse. A coordenadora de Saúde Bucal, Ana Betriz Vasconcelos, acrescentou que com a iniciativa, haverá uma redução na fila de espera e, consequentemente, a abertura de novas vagas no Centro de Especialidades Odotológicas (CEO) da Policlínica do Nair Regueira, no Pina.
O mutirão foi realizado para os usuários do serviço do Distrito Sanitário VI que abrange os bairros da UR 12, Boa Viagem, Lagoa Encantada, Brasília Teimosa, Pina, Jordão Baixo, Ibura, Imbiribeira, e Cohab.Novos mutirões serão marcados para os outros Distritos Sanitários do Recife.
Onde encontrar o serviço - Na Rede de Saúde do Recife, existem seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), um para cada Distrito Sanitário, que funcionam nas policlínicas Waldemar de Oliveira, Salomão Kelner, Clementino Fraga, Lessa de Andrade, Agamenon Magalhães e na Nair Regueira. Nesses CEOs são realizados serviços odontopediatria, endodontia (canal), periodontia (tratamento das doenças das gengivas), cirurgias, atendimento a pacientes especiais, próteses, entre outros.
Os usuários que necessitam de prótese dentária devem procurar a Unidade de Saúde da Família de referência, ou o Centro de Saúde mais próximo da sua casa, para o atendimento odontológico. O cirurgião-dentista identifica a necessita de prótese e referencia os mesmos ao CEO.