NOTÍCIAS

| 04.08.14 - 09h47

Pacientes são operados durante mutirão da Secretaria de Saúde do Recife

A iniciativa é da secretaria executiva de Regulação, e vai continuar até o próximo dia 8 de agosto, realizando cirurgias de pequeno e médio porte.

Sessenta pacientes da rede municipal foram operados, na manhã deste domingo (3), dentro de um mutirão promovido pela Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com o Hospital Santo Amaro. A iniciativa é da secretaria executiva de Regulação, e vai continuar até o próximo dia 8 de agosto, realizando cirurgias de pequeno e médio porte. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, aproveitou para visitar a unidade e estreitar ainda mais a relação com o hospital, que é uma unidade filantrópica.

A aposentada Deise Luna, de 75 anos, chegou cedo ao Hospital Santo Amaro e estava ansiosa para retirar um sinal que tinha no canto do olho direito. “Fazia tempo que eu queria tirar, porque é pequeno, mas incomoda, graças a Deus tive essa oportunidade”, disse dona Deise, pouco antes de fazer o procedimento. A doméstica Josefa Ferreira já estava preocupada com a espera para tirar um pequeno caroço localizado embaixo do braço direito. “Era uma questão de saúde mesmo. O médico já queria tirá-lo, pois eu sentia uma dor que se estendia para as costas”, afirmou.

De acordo com a secretária executiva de Regulação, Fernanda Casado, cerca de 400 pacientes estavam na fila, aguardando algum tipo de procedimento cirúrgico de pequeno/médio porte. “A rede realiza essas cirurgias, mas com um volume menor. Então, avaliamos o perfil dos pacientes, das lesões que seriam possíveis de serem feitas, de forma mais rápida e sem pré-operatório, e, a partir do levantamento, marcamos os procedimentos”, explicou Fernanda, que estava acompanhada da gerente geral de Regulação, Tatielem Lima.

Para o secretário de Saúde, Jailson Correia, organizar um mutirão como este aumenta ainda mais o acesso à saúde da população. “Juntar todas as condições pra fazer dessa forma nos ajuda a otimizar o acesso a esses procedimentos, para que as pessoas tenham uma resolução dos problemas. São pequenos problemas, mas que é importante a gente combatê-los com ações estruturantes”, afirmou o secretário. Na ocasião, ele foi recebido pelo superintendente do Hospital, Fernando Costa; pelo diretor administrativo, Robério Almeida; e pela diretora médica da unidade, Roberta Almeida.