NOTÍCIAS

| 04.08.15 - 12h10

​Mamógrafo móvel: 27 comunidades serão beneficiadas com exame preventivo

80 mamografias serão disponibilizadas em cada localidade durante o mês de agosto

 

O caminhão equipado com mamógrafo móvel vai percorrer 27 comunidades do Recife, durante este mês de agosto, realizando exames preventivos, que oferecidos pela Prefeitura do Recife, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos - faixa etária considerada de risco pelo Ministério da Saúde. Em cada localidade, há uma oferta de 80 fichas para quem desejar fazer o exame. Nos seis primeiros meses do ano, 8,7 mil mulheres fizeram a mamografia no caminhão. 

É necessário que as usuárias apresentem o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o documento de identidade. Os resultados são entregues em até 15 dias, na mesma unidade onde fizeram o exame. Caso haja necessidade, a paciente é orientada e encaminhada para fazer o tratamento.

A mamografia é um exame de avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-x. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Estudos de um centro de pesquisa americano apontaram que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes do câncer de mama.

Calendário do mamógrafo para o mês de agosto