NOTÍCIAS

Política Urbana | 04.08.15 - 11h21

PCR realiza capacitação para comerciantes informais

img_alt

Comerciantes que atuam na faixa de areia da praia de Boa Viagem, quiosques da orla e Parque Dona Lindu devem apresentar certificados para garantir a renovação do cadastro. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc), deu início, a partir desta segunda-feira (3), a "Jornada Praia de Boa Viagem", curso de capacitação para os comerciantes informais cadastrados que atuam na areia da orla. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também estão sendo fornecidos serviços de consultoria e atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI). Todos os cerca de 360 permissionários cadastrados que atuam na areia da orla foram convocados e a participação nos cursos é obrigatória para renovar o cadastro realizado pela prefeitura. As aulas acontecerão até 21 de agosto, em uma estrutura montada na Avenida Boa Viagem.

Durante as três semanas, espera-se que 360 comerciantes participem das atividades, com capacitações, palestras, oficinas e minicursos ministrados por instrutores do Sebrae. O objetivo é transmitir aos comerciantes noções de empreendedorismo, higiene, atendimentos, negócios e manuseio de alimentos. Apesar de não ser permitida a manipulação de alimentos aos comerciantes que atuam na areia da praia, eles podem fazer em outro local e vender na orla. 

Segundo o presidente da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), Luiz Alexandre Almeida, a capacitação é uma oportunidade de os comerciantes melhorarem os serviços que prestam. "As atividades serão positivas para os consumidores locais, os frequentadores e os turistas. O atendimento será otimizado e todo o serviço fornecido será muito melhor", afirmou. Para realizar a inscrição, o interessado pode chegar ao local 1 hora antes do início da aula que pretende assistir, munido de documentos de identificação. Cada sala tem capacidade para 30 alunos.