Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.08.22 - 19h16

Prefeitura do Recife amplia vacinação contra meningite meningocócica para crianças até 10 anos e trabalhadores da saúde

img_alt

Imunizantes estão disponíveis nas mais de 150 salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento (Foto: Ikamahã/SESAU Recife)

A vacinação é uma das mais bem sucedidas medidas de Saúde Pública para prevenir doenças e salvar vidas. No enfrentamento da meningite meningocócica, que é uma doença transmissível e causada por bactéria, a partir desta quinta-feira (4), a Prefeitura do Recife passa a ofertar a vacina meningocócica C nas mais de 150 salas de vacina da Rede Municipal para crianças até 10 anos não vacinadas e trabalhadores de saúde. 

 

Para ter acesso ao imunizante, esses públicos devem procurar uma das salas de vacina do município (a lista completa dos locais pode ser conferida aqui), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).

A ampliação dos públicos aptos a receber a vacina meningocócica C foi recomendada pelo Ministério da Saúde (MS). O objetivo é proteger a população contra a doença meningocócica do sorogrupo C, ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no país. A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis, que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e levar à morte.

 

O imunizante já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e possui um esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de idade, com um reforço preferencialmente aos 12 meses de vida. Com a nova orientação do MS, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose.

 

DOENÇA - A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus e nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Embora pessoas de qualquer idade possam contrair meningite, as crianças menores de 5 anos são mais atingidas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa. 

 

A transmissão da meningite ocorre através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça forte, vômitos, rigidez no pescoço, manchas na pele e moleza.