Operadoras Oi e Claro lideram lista de reclamações de agosto
Nesta terça-feira (04), o Procon-Recife divulgou a lista com as dez empresas mais reclamadas no mês de agosto. A operadora OI lidera a lista com o registro de 49 queixas e a Claro garantiu o segundo lugar com 34 reclamações de clientes, pontuação que também foi verificada na apuração do mês de julho. Já a Celpe caiu positivamente da terceira para a quarta colocação.
O ranking continua com a operadora Hipercard na terceira colocação (33 queixas) e a Celpe em quarto lugar com o registro de 31 reclamações de usuários. O Banco Santander aparece na quinta colocação com 22 queixas, a Eletro Shopping (21), Banco do Brasil (18), Compesa (16), Banco IBI (15 queixas) e a operadora TIM em décimo lugar com 13 reclamações.
A diretora do órgão, Cleide Torres, parabeniza o público consumidor pela atitude cidadã de buscar o reparo de danos nas relações de consumo, negociar dívidas, fazer valer os direitos, cumprir as obrigações, além de planejar o orçamento doméstico e realizar compras conscientes para evitar o superendividamento.
O ranking das empresas mais reclamadas pelos clientes pode ser consultado e serve para que os consumidores adotem cuidados na hora de contratar serviços ou realizar uma compra. Para facilitar a formalização da queixa, o consumidor deve apresentar os documentos originais e cópias dos contratos, carnês, faturas, notas fiscais que comprovem as irregularidades. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby. Outras informações podem ser adquiridas através do 0800.281.1311 ou pelo e-mail procon@recife.pe.gov.br.
CDC - É oportuno lembrar ao público recifense, que no próximo dia 11 de setembro, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 22 anos de criação, por meio da Lei 8.078/90, protegendo os direitos do consumidor e disciplinando as relações, entre fornecedores de produtos e serviços e clientes.