NOTÍCIAS

Administração | 04.09.14 - 14h45

Palestra estimula adesão de servidores ao Transforma Recife

Coordenador da iniciativa, Fábio Silva, destaca importância da participação do funcionalismo no estímulo ao trabalho voluntário. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

Para estimular a adesão do funcionalismo municipal ao projeto Transforma Recife, a Prefeitura promoveu, na manhã desta quinta-feira (04), palestra com o coordenador da iniciativa, Fábio Silva, também idealizador do movimento Novo Jeito. O encontro aconteceu no auditório Capiba, no 15o. andar do edifício-sede. No final, os servidores formaram grupos para cair em campo e conseguir cada vez mais adesões ao projeto, que cadastra interessados em realizar trabalho voluntário.

A plataforma funciona no site www.transformarecife.com.br - primeiro no Brasil lançado por uma Prefeitura - e cruza os perfis de interesse, incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado. "Queremos o servidor envolvido com a iniciativa e realizando o trabalho voluntário. Parecia uma utopia ver a sociedade civil e a gestão pública caminhando juntas nessa direção, mas agora o sonho já se tornou realidade. O que está acontecendo é histórico", afirmou Fábio Silva. Lançado há pouco mais de um mês, o projeto já tem mais de 10 mil inscritos.

A palestra fez parte do programa Servidor de Valor, lançado pela Secretaria de Administração do Recife. "Quando um se levanta, muitos se levantam. Só existirá transformação social se nós usarmos nossos talentos para ajudar aqueles que não têm acesso a esses talentos. O Transforma Recife precisa de todos nós. Vamos transformar esses 10 mil em muito mais!", estimulou Fábio Silva.

A servidora Eliana Queiroz, do setor de Protocolo da Secretaria de Administração, foi escolhida como a líder do seu grupo. "Além de nos ajudar, vamos ajudar os outros. Isso contribui para nosso próprio crescimento. Já sou missionária da minha igreja e levo a palavra de Deus para confortar os presos", conta Eliana. Para ela, o Transforma Recife é uma ótima oportunidade para aumentar esse envolvimento.

"Rede do bem" - O objetivo da plataforma online é juntar as entidades parceiras e pessoas interessadas em trabalhar voluntariamente. Elas poderão se cadastrar no site, que vai funcionar como uma espécie de rede social, criando um elo entre voluntários e organizações. Integrando o pacote de ações do Transforma Recife, a cidade receberá um medidor, chamado de voluntariômetro, onde serão computadas as horas de trabalho voluntário como forma de despertar o interesse da população pela iniciativa.