NOTÍCIAS

Educação | 04.09.15 - 09h44

Alunos da rede municipal desfilam com instrumentos novos no dia 7 de setembro

Quatrocentos estudantes de cinco escolas municipais participarão da apresentação na Imbiribeira

Com o objetivo de incentivar a iniciação musical nas escolas municipais, a Prefeitura do Recife adquiriu cerca de 700 instrumentos musicais para as bandas de 11 unidades de ensino. Os equipamentos já serão utilizados na próxima segunda-feira, no desfile cívico do dia 7 de setembro. Cerca de 400 alunos de cinco escolas municipais participarão da apresentação na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira.

Aguardados há mais de dez anos, quando foi feita a última aquisição de instrumentos musicais para as unidades de ensino, os equipamentos começaram a ser entregues nas escolas semana passada e terminaram de ser distribuídos nessa quinta (03). O investimento de R$ 900 mil vai beneficiar mais de 1.200 alunos que tocam nas bandas marciais da rede municipal de ensino.

Segundo Mônica Beltrão, coordenadora pedagógica do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação do Recife, a compra dos instrumentos foi uma promessa feita pelo prefeito Geraldo Julio em 2013. "Há 12 anos lutamos por esses equipamentos. No início desta gestão, conversamos com o prefeito sobre a dificuldade das nossas bandas, ele nos prometeu que atenderia nosso pedido e cumpriu. Com a chegada dos equipamentos, os alunos ficaram tão eufóricos que, em várias unidades de ensino, já estamos com lista de espera para participação nas bandas", comemora Mônica.

Para o maestro Marcos Galdino, diretor do NAC, o trabalho com as bandas faz com que os alunos criem vínculos mais fortes com as escolas. "Com o recebimento desses novos equipamentos de última geração, os alunos não querem mais sair da escola porque preferem ficar ensaiando. Eles estão se sentindo mais valorizados e isso com certeza influenciará também na motivação para o estudo. As bandas são muito importantes pra eles e agora vamos conseguir ampliar bastante o número de estudantes participando dos grupos. Estamos muito gratos", diz o maestro.

De acordo com a gerente-geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico da Secretaria de Educação do Recife, Renata Jatobá, a iniciativa da PCR favorece o aprendizado da arte e fortalece os estudos. “O envolvimento dos estudantes com as bandas é importante para a construção da identidade musical. A concentração que eles aprendem a ter nos ensaios também facilita o estudo de todas as disciplinas. A aquisição dos equipamentos foi um passo muito importante e esperado pela comunidade escolar da rede municipal".

Entre os 50 tipos de instrumentos profissionais adquiridos pela prefeitura, estão saxofones, flautas, clarinetes, caixas, bumbos, tímpanos, xilofones, marimbas, trompetes, trombones, trompas, tubas, entre outros. Os grupos musicais das escolas têm de 60 a 100 participantes, entre corpo musical e coreográfico. Os ensaios são regidos por maestros que são animadores culturais do NAC.

As escolas municipais contempladas são a Antônio Farias Filho, Dom Bosco, Paulo VI, Maria Sampaio de Lucena, Casa dos Ferroviários, Governador Miguel Arraes, Lagoa Encantada, Pastor Paulo Leivas Macalão, Professor Antônio de Brito Alves, Nadir Colaço e Professora Almerinda Umbelino de Barros. Nesta última unidade de ensino, ensaia a Drum Corps - grupo que representa a rede municipal em concursos e eventos relacionados às bandas marciais por reunir estudantes de todos os outros dez grupos.