NOTÍCIAS

Cultura | 04.09.15 - 10h28

Terça Negra (8)realiza edição do maracatu de baque virado ao atômico

img_alt

Programação conta com Nação Almirante do Forte e grupos Maracatu Plugado e Combo X. (Foto: André Fofano/Divulgação)

 

Do maracatu de baque virado ao atômico e tecnológico. Esse é o roteiro sonoro da próxima edição da Terça Negra, que acontece nesta terça-feira (8), às 20h. Realizada há 13 anos no Pátio de São Pedro, a primeira edição de setembro será marcada pelas alfaias do Maracatu Almirante do Forte, o manguebeat saudoso do Maracatu Plugado e o Combo X, grupo de Gilmar “Bolla 8”. A iniciativa é do Movimento Negro Unificado e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.


Abrindo a edição, a primeira atração é o Maracatu de Baque Virado Almirante do Forte. Fundado há 84 anos por mestres da Zona da Mata Norte do estado e com sede no Bongi, a nação de cores azuis e brancas é uma das mais tradicionais e ativas de Pernambuco, presença indispensável do carnaval recifense e de cultos de resistência e promoção às raízes africanas, como A Noite dos Tambores Silenciosos.

Na sequência, é a vez do Maracatu Plugado. Natural da cidade de Paulista, o grupo fará tributo a Chico Science. Seguidor confesso do mangueboy, quem assume o vocal é Zé de França “China”, que aponta o repertório formado por faixas do “Da lama ao caos” e “Afrociberdelia” (discos de Chico Science & Nação Zumbi). “Tentamos ser o mais fiéis possível para dar um gostinho às novas gerações do que era um show de Chico”, explica China sem esconder o saudosismo.

Do mesmo mangue de Science, quem encerra a noite é o Combo X, de Gilmar “Bolla 8” (integrante e um dos fundadores da Nação Zumbi). Em 2012 o grupo lançou o disco “A Ponte”, através do qual homenageia o companheiro da sua ex-banda em faixas como “Rua do Condor” e “São Benedito”. Para esta apresentação, além dos hits conhecidos do público, o grupo incluirá à setlist a canção “Um só”, do disco “Krishnanda” (1968) do percussionista Pedro Santos.