Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 04.09.21 - 18h39

Prefeitura realiza mini mutirão de pintura no Habitacional José Edwaldo Gomes

img_alt

A intervenção do programa Mais Vida nos Morros contemplou o conjunto de 32 apartamentos com a recuperação do parque infantil e da quadra esportiva. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Este sábado (4) foi dia de alegria e transformação para os moradores do Habitacional José Edwaldo Gomes, em Casa Forte. Em mais uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, o Mais Vida nos Morros aportou no habitacional e promoveu a revitalização do parque infantil e da quadra esportiva do local.

A Comunidade da Zona Norte do Recife carrega uma história de luta de mais de 60 anos, que culminou na construção do habitacional, que conta com 6 blocos, de 32 apartamentos cada, áreas ajardinadas, estacionamento, salão de festas, parque infantil e quadra esportiva. A intervenção, que contou com a participação dos moradores e voluntários, beneficiou um total de 192 famílias. "Temos que manter a nossa qualidade de vida e, às vezes, é difícil para nós fazer isso sozinhos. Esse tipo de ação ajuda a manter o padrão que conquistamos", comentou Sirleide Rodrigues, síndica do Habitacional.

Na ocasião, foram realizadas diversas atividades em complementação à revitalização dos espaços. Primeiro o “Esquenta!”, que promoveu um alongamento e bate-papo com a equipe de voluntários para todos entrarem no clima do mutirão. Depois foi a hora de botar a “Mão na Massa” e todos se uniram para executar os serviços de requalificação nos dois espaços, que ganharam novas cores, trazendo mais vida e animando os moradores. “Achei muito boa a ideia, porque agora poderemos brincar em brinquedos mais bonitos e coloridos”, comemorou a pequena Joseane Pimentel, que também ajudou na requalificação.

Além disso, simultaneamente, uma oficina infantil com atividades de recreação e arte animou a criançada do habitacional e mostrou para os pequenos a importância da participação na transformação social.  "O Mais Vida tem que se espalhar pela cidade. Nossa ideia é inspirar o protagonismo comunitário, transformando e cuidando dos espaços", explicou a secretária executiva interina de Inovação Urbana, Flaviana Gomes. As tintas utilizadas na ação foram doadas pela Tintas Coral, parceira do Mais Vida.


MAIS VIDA NOS MORROS - Criado em 2016, o programa Mais Vida nos Morros é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para todos, principalmente as crianças. Um dos principais objetivos do programa é transformar os espaços urbanos e as pessoas aumentando o sentimento de pertencimento e o engajamento das comunidades. Até o final de 2020, o programa já havia beneficiado diretamente mais de 54 mil habitantes do Recife.