Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 04.09.25 - 18h00

Mutirão de limpeza reforça conscientização dos moradores da Ilha do Joaneiro contra descarte irregular de lixo

img_alt

Objetivo da Prefeitura foi dar destino correto aos resíduos sólidos e destacar a importância de colocar os resíduos nos locais adequados. (Foto: Helia Scheppa/PCR)

 

A Prefeitura do Recife realizou, nesta quinta (4), um mutirão de limpeza na comunidade da Ilha do Joaneiro, no bairro de Campo Grande. O objetivo foi reforçar a consciência ambiental dos moradores para solucionar o ponto crítico de lixo da Rua Othon Paraíso, que sofre com um problema histórico de descarte inadequado de resíduos. A ação fez parte do Projeto de Intervenção Socioambiental (PIS), que já está em andamento desde junho na área, com o objetivo de estimular o engajamento comunitário para solucionar os pontos críticos de lixo. O PIS é realizado pela Secretaria de Infraestrutura, em parceria com outras secretarias e órgãos municipais.

O trabalho envolveu dois caminhões e cerca de 30 funcionários da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), com participação da Diretoria de Limpeza Urbana (DLU) e da Unidade Socioambiental (UNSA). “Os moradores foram orientados a colocar nas calçadas os resíduos de metralha, móveis e eletrodomésticos, para que eles fossem recolhidos durante o mutirão. O intuito foi dar destino correto principalmente aos resíduos sólidos volumosos, além de enfatizar que a Rua Othon Paraíso não é o local certo para o descarte”, afirma a secretária executiva Socioambiental do Recife, Ana Rita Suassuna. A equipe fez também ações como roçagem e capinação.

No final do dia, às 17h, houve aulão de ginástica com o Caminhão da Malhação da Secretaria de Esportes. A região da Rua Othon Paraíso e da Ilha do Joaneiro é o primeiro local beneficiado pelo PIS, que tem o objetivo de estimular a participação ativa da comunidade na transformação do território, promovendo ações educativas, oficinas, mutirões de limpeza e atividades culturais que reforcem a importância do pertencimento e da corresponsabilidade. “Além de oficinas e ações de conscientização, o trabalho inclui também o diagnóstico do território, reuniões de escuta e ações culturais, devendo culminar com intervenções de requalificação urbana para eliminar os pontos críticos de lixo”, explica Ana Rita Suassuna.

ASSUNTOS: