NOTÍCIAS

Cultura | 04.10.11 - 18h25

Prefeito faz abertura oficial do I Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Recife

A abertura do evento contará com apresentação comemorativa da peça teatral Paulo Freire do Recife para 350 estudantes da Rede Municipal

O prefeito do Recife, João da Costa, abre, oficialmente, às 19h desta terça-feira, no Teatro Barreto Júnior, bairro do Pina (Zona Sul da Cidade), o I Fórum EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Recife. O Fórum será composto por professores, estudantes e gestores escolares de EJA, além de representantes da sociedade civil. Colocar como protagonistas os atores que constroem a escola do Fórum garante sua legitimidade e perspectiva de continuidade, já que a EJA é por excelência uma forma de educação escolar.

A abertura do evento contará com apresentação comemorativa da peça teatral Paulo Freire do Recife, com o Grupo de Teatro da Gerência de Animação Cultural da Seel (GAC) para 350 estudantes da Rede Municipal. Já nos dias 05, 06 e 07 de outubro as discussões acontecerão no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, sempre das 18h30 às 21h.

O Fórum é um espaço permanente de discussão e proposição sobre as políticas públicas de EJA no Recife. Ele insere-se no contexto mais amplo dos movimentos sociais de EJA do Brasil, cuja estrutura apresenta o Fórum Nacional de EJA, Fórum Estadual de Pernambuco e Fórum Metropolitano. Até este momento, o Recife participava de todas estas instâncias de debate, mas não tinha seu Fórum Municipal organizado e em funcionamento. Reconhecendo o papel importantíssimo da participação direta da população na construção de um estado mais forte, o Fórum EJA Recife se integra ao movimento mais amplo de democracia participativa, no setor da educação, no cenário da cidade brasileira como uma das maiores experiências de Orçamento Participativo do Brasil.

O Fórum EJA Recife vem sendo construído desde as escolas, priorizando as pautas dos sujeitos que realizam a EJA no cotidiano. Foram realizados sete encontros Pré Fórum EJA, em todas as RPAS, com a participação de 300 representantes de escolas da Rede, sendo que deste total 111 participantes são estudantes de EJA que discutiram propostas para se fazer uma EJA cada vez melhor em Recife. Os estudantes apresentaram ideias bastante sérias e pertinentes, discutindo propostas pedagógicas e reivindicando a inclusão da profissionalização nas escolas de EJA do Recife. Os professores e gestores escolares apresentaram propostas para a melhoria do atendimento, discutindo temas relevantes, como, por exemplo, a questão da carga horária, o atendimento em educação inclusiva e as questões da evasão e da frequência do estudante de EJA.

Mostrando o grau de maturidade participativa da nossa cidade, os encontros Pré Fóruns mostraram o compromisso e o desejo dos educadores da Rede em construir um atendimento escolar cada vez melhor, bem como a necessidade de um espaço contínuo de diálogo e proposição.

O Fórum EJA Recife consolida o momento atual da Rede Municipal de Educação no contexto de uma trajetória histórica em que o Movimento de Cultura Popular (MCP) é uma fonte importante de inspiração. O Fórum faz referência à memória de Paulo Freire, na passagem dos seus 90 anos; e do professor João Francisco de Souza, especialista pernambucano em Educação de Jovens e Adultos (EJA), intelectual de abrangência latinoamericana, idealizador de uma proposta pedagógica para EJA elaborada por professores do segmento, cuja contribuição nem sempre é devidamente reconhecida no Brasil. Nesse Fórum, a Prefeitura tem a chance de homenagear o professor, corrigindo essa injustiça.

Os Pré-fóruns - Durante todo o mês de setembro, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) discutiu a alfabetização na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos, enquanto modalidade da Educação Básica e garantia do direito constitucional à Educação. As 141 escolas municipais que oferecem turmas de EJA debateram a proposta pedagógica com o objetivo de aprofundar o olhar sobre os problemas vivenciados e propor, de forma dialógica e participativa, um conjunto de estratégias de melhoria. As atividades envolvem a reflexão ampla sobre o analfabetismo de adultos no Brasil, focando no dia Internacional de Alfabetização, proposto pela Unesco para o dia 8 de setembro.

As ações durante todo o mês envolveram mais de 11 mil estudantes de EJA do Recife, seus professores e as gestoras das escolas municipais que oferecem a modalidade, além da equipe técnica do Programa. Foram realizadas, sempre no turno da noite, atividades de mobilização, articulação, debate, formação de professores, apresentação de peça teatral, eleição de representantes de estudantes de EJA.

Serviço

Abertura Oficial do I Fórum de Eja do Recife pelo Prefeito João da Costa

04 de outubro, às 19h - Apresentação Comemorativa da peça teatral Paulo Freire do Recife, com o Grupo de Teatro da Gerência de Animação Cultural da Seel (GAC), no Teatro Barreto Junior, para 350 estudantes da Rede Municipal.

 05, 06 e 07 de outubro - I Fórum EJA Recife, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire.