NOTÍCIAS

Cultura | 04.10.11 - 19h37

Programa de educação para o consumo é lançado no Centro Paulo Freire

Game e cartilha educativos estão disponíveis para alunos e professores do Município

Por Marcos da Silva

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), lançaram na tarde desta terça-feira (04), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, o programa “Escola e MPPE: Multiplicando a educação para o consumo”. Voltado para crianças, adolescentes, professores e gestores da Rede Municipal de Ensino, o projeto tem como meta educar os estudantes para que conheçam seus direitos e deveres enquanto consumidores.

Para falar a linguagem destes pequenos clientes foram criados a cartilha digital “Direito do Consumidor e Propaganda Enganosa” e o jogo virtual “A Medida Certa”, que já estão disponíveis na internet e podem ser acessados pelos estudantes de dentro dos laboratórios de informática das unidades de ensino municipais. Exemplares da cartilha também estarão em breve no acervo das bibliotecas de todas as escolas do Recife.

É uma parceria onde o Ministério Público está disponibilizando cartilhas e games para que o professor e mediador das nossas escolas possam passar para os alunos esta temática: educação de valores, ética, respeito, preservação ambiental, responsabilidade e cuidado com o meio ambiental”, falou a secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano.

O procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon, classificou o momento como de grande relevância. “Os projetos do Ministério Público e a cidadania se completam com a escola. Vejo como um gesto de grandeza a Prefeitura do Recife abrir espaço para que promotores do consumidor possam trabalhar nas escolas com foco no consumidor. É com a interação dos poderes públicos que podemos fortalecer a cidadania plena”, destacou.

A diretora do Procon Recife, Cleide Torres, classificou a ação como um suporte para melhorar o conhecimento dos professores e alunos da rede pública. “Isto aumenta a autoestima e ajuda na formação dos cidadãos”, ressaltou.

Educadora com 20 anos de experiência em turmas de 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Asa Branca, na comunidade da Lagoa Encantada, no Ibura, Rosângela Veloso, está ansiosa para debater com seus pequenos leitores sobre consumo. “Primeiro farei uma roda de conversa, onde vou retirar deles o que sabem sobre o assunto. Falarei sobre gastos necessários e desnecessários e consumo em excesso. Depois, vou levá-los ao laboratório de informática para brincarem com o game”, acentuou.

Serviço:
Para acessar a cartilha “Direito do Consumidor e Propaganda Enganosa” e o game “A Medida Certa”, acesse: http://www.mp.pe.gov.br/ . Na lateral direita da página, dê dois cliques no banner “Jogue e aprenda – Cartilha e Game do Consumidor”. Pronto, divirta-se.

ASSUNTOS: