Vigilância Sanitária participa de mais um encontro de preparação para a Copa 2014
Por Tádzio Estevam
Diretores e técnicos da Vigilância Sanitária do Recife já estão se preparando para assegurar a saúde dos milhares de turistas que prestigiarão a cidade durante a Copa do Mundo de 2014. Eles participam até esta quarta-feira (05), do Encontro do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária com vistas à estruturação das ações de vigilância para o maior evento futebolístico do mundo a ser realizado no Brasil. O evento acontece no Recife Praia Hotel, no Pina, e reúne representantes dos 12 estados e cidades-sede que abrigarão os jogos.
A expectativa, segundo a coordenadora de Eventos de Massa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Denise Resende, é estruturar as ações que serão desenvolvidas em todas as cidades durante a Copa. “Nossa principal preocupação será na oferta de alimentos que serão oferecidos aos turistas e também garantir os serviços de saúde como um todo”, disse. Para a diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeílza Ferraz, as áreas de foco para a execução das atividades são, além da vigilância sanitária, a de gerência de alimentos, serviços de saúde e vigilância à saúde. “Dentro dessas linhas de atuação estamos procurando oferecer no Recife um modelo que atenda às exigências da Anvisa”, completou.
Durante a programação desta terça, Adeílza Ferraz fez uma apresentação da experiência obtida pela secretaria durante um grande evento de massa que ocorre na capital todo ano: o Carnaval Multicultural do Recife, dando como exemplo o Galo da Madrugada. Por meio da festa é possível dimensionar as ações que a Vigilância Sanitária desenvolve. Em seguida, foram apresentadas as ações planejadas para a Copa. Assim como o Recife, as outras cidades-sede também fizeram suas apresentações.