PCR lança a campanha Direito Combina com Respeito, em atenção aos crimes de homofobia e discriminação
Nesta sexta-feira (4), a A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos), lançou a campanha Direito Combina com Respeito, na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A campanha, lançada em parceria com o Governo do Estado, o MPPE, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Senac e Sociedade Civil Organizada, pretende sensibilizar a sociedade para o respeito às diferenças nos bares e restaurantes do Recife, assim como divulgar as leis municipais (16.780/2002 e 17.025/2004) que proíbem qualquer forma de discriminação pela orientação sexual ou identidade de gênero nos estabelecimentos comerciais.
A ação surgiu a partir da denúncia de duas jovens que foram vítimas de homofobia em um restaurante da cidade, e foi registrado como o primeiro ato administrativo por discriminação em razão da orientação sexual no Recife com as sanções previstas na Lei.
Durante a campanha, que vai de 04 de outubro a 04 de novembro, os bares e restaurantes participantes da ação, afixaram e utilizaram os materiais de divulgação da campanha nos estabelecimentos. A partir de hoje, até o próximo dia 11 de outubro, a partir das 21h, os parceiros envolvidos estarão fazendo blitze nesses locais, distribuindo informativo sobre as leis municipais, orientando os clientes sobre o combate ao preconceito e discriminação.
“É importantíssimo ressaltar a necessidade de fazer a denúncia formal e proibir que atos como esses aconteçam novamente, pois os bares e restaurantes são locais de lazer, alegria e descontração onde cabe todo mundo e quem tem que ficar de fora é o preconceito e a discriminação”, afirmou o gerente da GLOS, Wellington Pastor.
Se você presenciar ou for vítima de preconceito e discriminação, denuncie através da central de denúncias da GLOS, pelo telefone (81) 3355-9291 ou o 0800-281-9455, do MPPE.