NOTÍCIAS

Cultura | 04.10.13 - 18h59

Prefeitura inicia nova turma para formação de batedores de trânsito

[caption id="attachment_39220" align="aligncenter" width="680"] Aulas acontecem até dezembro deste ano e contemplam teoria e prática. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

Teve início nesta sexta-feira (4), o Curso de Motociclista Operacional (batedor) para 30 agentes de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Atualmente, a CTTU conta com 70 batedores e, se todos os participantes do curso forem aprovados, o número chegará a 100. A iniciativa da Companhia mira, além do trabalho cotidiano, a Copa do Mundo de 2014, quando os profissionais vão trabalhar com a escolta das seleções e árbitros. A expectativa é que, em março de 2014, outra turma de formação seja aberta.

As aulas acontecerão no auditório do Grande Recife Consórcio de Transporte e tem previsão de término no mês de dezembro, uma vez que as aulas são realizadas nos fins de semana e feriados. O curso tem como principais temas teóricos as atribuições do motociclista, os comandos utilizados por eles, equipamentos de segurança, técnicas de pilotagem segura e direção defensiva.

Já na parte prática, os candidatos vão aprender sobre habilidades de aceleração, frenagem, equilíbrio, comportamento em curvas, regras gerais de circulação, parada e estacionamento. Depois de 40 horas de aula teórica e prática, divididas em quatro módulos, os participantes realizarão provas eliminatórias para se tornarem batedores da Companhia.

O inspetor-chefe da CTTU, Carlos Paes, ressalta a importância da formação de novos batedores. “É fundamental que seja investido na formação dos agentes de trânsito em motocicletas, afinal, eles são responsáveis pela maior fluidez do tráfego em toda a cidade. Dessa forma, eles chegam nas ocorrências e nas fiscalizações mais rapidamente”, comenta.

O agente de trânsito e aluno Alessandro Sena foi atraído pela oportunidade de desempenhar a função da melhor maneira possível. “Decidi me inscrever no curso pois acho importante a chance de receber capacitação e me tornar apto a exercer uma nova função e ajudar na mobilidade da cidade”.