NOTÍCIAS

Cultura | 04.10.13 - 19h39

Recife sedia o Encontro de Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Nordeste

[caption id="attachment_39230" align="aligncenter" width="680"] O objetivo do evento é promover uma maior articulação para potencializar as ações. (Fotos: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]

Conselheiros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud) do Recife, e de municípios de todo o nordeste, se reuniram nesta quinta (3) e sexta (4), no hotel Onda Mar, em Boa Viagem, para o Encontro de Conselhos da região. O objetivo do evento é promover uma maior articulação entre as coordenações de diversos locais para que, cada um deles, possa potencializar suas ações.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Antônio José Ferreira, que fez um balanço dos últimos avanços do segmento em território nacional. Ele destacou que 25 estados e 900 municípios brasileiros já aderiram ao plano do governo federal Viver sem Limites; Recife faz parte dos municípios adeptos, a cerimônia de adesão aconteceu em 22 de agosto deste ano.

Otimista, Antônio José, falou sobre a maior participação e comprometimento das cidades do país, em relação à defesa dos direitos do segmento: “Atualmente contamos com mais de 500 cidades que possuem Conselhos Municipais de Pessoas com Deficiência (PcDs) espalhados pelo Brasil”. O Comud-Recife foi instituído pela lei municipal nº17.247/2006, mesmo ano em que a Política de Inclusão da PcD do Recife entrou em vigor, através da lei nº 17.199.

O chefe da Divisão da PcD (DPcD), José Iremar Morais Júnior, participou dos dois dias do encontro, compondo a mesa de abertura, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). Iremar é membro da comissão colegiada do Comud-Recife e falou sobre a importância de trocar experiências com conselheiros de outros estados do nordeste. “Nos reunimos em busca do fortalecimento das iniciativas e do poder de ação dos conselhos”, disse.