NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 04.10.15 - 16h50

Prefeito participa da eleição dos Conselhos Tutelares do Recife

img_alt

Segundo o COMDICA, é a primeira vez que um gestor municipal participa da eleição. No Recife, o processo vai definir os quarenta representantes nos oito conselhos tutelares da capital. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Neste domingo (4), noventa locais no Recife funcionam como sede de votação para a eleição dos conselheiros tutelares da capital, que garantem os direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pela manhã, o prefeito Geraldo Julio exerceu seu direito de cidadão e compareceu à Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, para votar e participar da eleição que, pela primeira vez, acontece de forma unificada em todo o país. O gestor, segundo o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife(COMDICA), foi o primeiro prefeito da cidade a participar como cidadão do processo. Geraldo destacou a importância do envolvimento da população na escolha desses representantes.

" A nossa participação tem que ser isso, um exercício democrático, a demonstração da importância da população se envolver nesse processo que hoje está acontecendo no Brasil inteiro"

"É importantíssimo que a população exerça esse papel, de eleger o conselheiro tutelar da sua RPA, para podermos ver esse direito, que é um direito tão fundamental da nossa sociedade, bem protegido. A participação do prefeito aqui é um símbolo importante, porque antes de tudo sou cidadão e eleitor, e também quero ver o direito da criança e do adolescente sendo resguardado. A nossa participação tem que ser isso, um exercício democrático, a demonstração da importância da população se envolver nesse processo que hoje está acontecendo no Brasil inteiro", afirmou o prefeito.

No Recife, cerca de 900 pessoas estão trabalhando no processo eleitoral, coordenado pelo COMDICA, envolvendo mesários, secretários e fiscais, que contam com um total de 317 urnas. Qualquer cidadão residente na cidade tem direito ao voto, que pode ser feito em qualquer um dos noventa locais de votação distribuídos pelo município e que vai definir os novos quarenta conselheiros que vão atuar nos oito conselhos tutelares das seis Regiões Político-Administrativas do Recife.

O presidente do COMDICA, José Rufino da Silva, falou da satisfação em ver a participação e engajamento do prefeito Geraldo Julio no processo: "Fiquei muito feliz por ver, não só a participação do prefeito neste dia de votação, mas também do empenho dele como gestor para que esse processo transcorresse com tranquilidade, porque cabe ao COMDICA coordenar o processo, e ao poder executivo oferecer a estrutura. E aqui estamos tendo um dia muito tranquilo, com tudo muito organizado, com a participação e apoio de diversas secretarias municipais. Além de tudo, o gesto maior da atenção que demonstra que a criança é sim uma prioridade dessa gestão, coisa que nunca vimos em nenhum outro momento no Recife", pontuou.

O voto no Recife só pode ser feito em apenas um candidato da RPA onde reside o eleitor. Os conselheiros eleitos formarão o novo conselho que pode ser acionado sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Todos os eleitos neste domingo serão empossados no dia 10 de janeiro de 2016.