Homenagens marcam o Dia Nacional dos Agentes de Saúde no Recife
Agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Prefeitura do Recife tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira (4). A Praça do Hipódromo, em Campo Grande, foi o local escolhido para as homenagens pelo Dia Nacional dos Agentes de Saúde. No Recife, atuam quase três mil profissionais. A programação vai até a sexta-feira (6).
O Grupo de Percussão Nação Abath, formado por usuários da Unidade de Cuidados Integrais Guilherme Abath, que tem o Mestre Meia-Noite à frente, animou os profissionais. Professores da Academia da Cidade realizaram um aulão com atividades físicas com os agentes.
Foi realizada uma homenagem simbólica para os agentes do Distrito Sanitário II. Uma das homenageadas foi a asace Patrícia Borba, que falou sobre a emoção de trabalhar com saúde pública. “Fiquei muito feliz com a homenagem, e é sempre bom lembrar a importância do trabalho dos agentes, porque trabalhamos diretamente com as pessoas, orientando e cuidando da saúde da população" disse. Além dela, foram homenageadas Ivone Guedes e Azenita Marques.
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou a importância do trabalho dos agentes, lembrando que os ACS e asaces são os profissionais que lidam diretamente com os usuários. “Hoje é um dia para celebrar e agradecer a todos os agentes do Recife por todo trabalho realizado diariamente, levando o SUS e saúde para dentro da casa das pessoas", parabenizou.
Correia também visitou o Centro de Vigilância Ambiental, localizado em Peixinhos, onde os agentes de endemias foram recepcionados pela equipe da Academia da Cidade. Lá, eles realizaram atividades em receberam mais homenagens. Cerca de 30 asaces trabalham no CVA e o evento foi encerrado com café da manhã para todos os agentes.