Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.10.22 - 18h20

Hospital da Mulher do Recife retoma programa Programa de Doulas Voluntárias

img_alt

A partir desta quarta-feira (5), 12 novas profissionais começam a atuar na unidade, que é referência em parto humanizado. (Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

 

O Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, reinicia, a partir desta quarta-feira (5), o Programa de Doulas Voluntárias, que estava suspenso devido à pandemia da covid-19. O grupo de 12 novas profissionais que vão atuar na unidade, que é referência em parto humanizado, foi escolhido a partir de um processo seletivo realizado em setembro. Durante o evento de recepção e acolhimento, nesta terça-feira (4), foi realizada a orientação dessas mulheres. 

 

As doulas vão atuar nos plantões diurno e noturno oferecendo apoio físico e emocional no pré-parto, parto e puerpério. Todas têm curso de formação na área e, no HMR, terão uma carga horária de 12 horas semanais. “Estamos muito felizes com a vinda dessas doulas,  que são muito importantes como elo de comunicação para facilitar o entendimento entre os profissionais de saúde, a paciente e seus familiares, entre outras atribuições”, ressaltou a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho, que deu boas- vindas ao grupo. 

 

Após o acolhimento, as doulas passaram pelo trâmite administrativo,  definição das escalas de plantão e também conheceram os locais de trabalho. Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.