João da Costa prestigia a 5ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
Cerca de 10 mil pessoas participaram do evento
O prefeito do Recife, João da Costa prestigiou, na tarde desta sexta-feira (04), no Marco Zero, a 5ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco. O evento teve por objetivo dar visibilidade às comunidades afrobrasileiras e fortalecer a luta pela igualdade racial. O gestor saudou os presentes e ratificou seu apoio ao movimento. “Estou aqui para reafirmar o compromisso contra o preconceito racial e a perseguição religiosa. Todos têm direito à livre expressão. Precisamos acabar com a intolerância religiosa”, declarou o prefeito.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157628054909340"]
Um dos fundadores do movimento negro no Brasil, Abdias do Nascimento, foi homenageado do evento, que reuniu 10 mil pessoas, entre elas representantes de três mil terreiros e os crédulos ao movimento. A caminhada foi iniciada com uma evocação a Exu. O trajeto seguiu pela Rua Marquês de Olinda rumo a Basílica do Carmo, localizada na Avenida Dantas Barreto, local que abriga o Memorial Zumbi dos Palmares. Durante todo o percurso, os religiosos cantaram para as divindades. O desfecho aconteceu com o sacramento da Jurema.
A Coordenadora Religiosa da Caminhada, Elza de Iemanjá, do terreiro Ilê Axé, falou que, após 5 anos de caminhada, o movimento tem sido satisfatório. “O preconceito contra a nossa religião vem diminuindo nos últimos anos. Estamos percebendo que a população está mais participativa. Queremos mostrar que vivemos em um país laico. Através dessa caminhada, desejamos que a população nos conheça”, finalizou.
Também participaram do evento, os secretários municipais Henrique Leite (Coordenação Política de Governo); Rejane Pereira (Mulher); Renato L (Cultura); a presidente da Fundação de Cultura do Recife, Luciana Felix; o deputado federal, Fernando Ferro; a deputada estadual, Tereza Leitão e o vereador do Recife,Vicente André Gomes.