NOTÍCIAS

| 04.11.11 - 15h17

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta Concerto Didático para estudantes da Rede

Mais de 400 alunos de nove escolas do Município acompanharam a apresentação

Por Suzan Vitorino

[caption id="attachment_8682" align="alignright" width="334" caption="Irandi Souza"][/caption]



Música de qualidade. Foi o que os estudantes da Rede Municipal de Ensino ouviram na manhã desta sexta-feira (04), no Teatro de Santa Isabel. Com o objetivo de criar plateia para a música erudita, além de ampliar a cultura musical dos pequenos, o Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) foi realizado para cerca de 450 alunos, numa parceria das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Cultura.

Durante, quase, uma hora as “famílias” (naipes) de instrumentos - percussão, metais, madeiras e cordas – foram apresentados aos alunos. Primeiro, de forma individual, onde foi possível ouvir o som produzido por cada instrumento. Em seguida, as famílias tocaram em conjunto; e por último, o maestro Osman Gióia regeu a “Pequena Serenata Noturna”, de Mozart, e “Na Gruta do Rei da Montanha”, de autoria do compositor norueguês Edvard Grieg.

“Os alunos identificam o som dos instrumentos. Quando voltamos às aulas, eles ficam semanas falando da apresentação da OSR. Isso os incentiva a se interessar pelos instrumentos musicais e iniciar os estudos de música”, pontua o coordenador de canto-coral da Gerência de Animação Cultural (GAC) da Secretaria de Educação, Flávio Andrade. “As próximas escolas já têm data marcada para prestigiar o Concerto Didático, nos dias 18 de novembro e 09 de dezembro. Assim vamos ampliando a cultura musical de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino”, esclarece.

O aluno Douglas Leôncio, 11 anos, não piscava os olhos durante a execução musical. “Gostei muito da música do pica-pau”, fala o pequeno. A professora da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, do bairro dos Torrões, Luciene Costa, já incentiva em sala de aula seus alunos a ouvir novos tipos de música. “Já levei pra sala de aula o cd “Nove de frevereiro”, de Antônio Carlos Nóbrega. "As crianças gostam de música de qualidade, só é necessário apresentá-las a esse novo mundo”, explica Luciene. A estudante Maria Eduarda da Silva, 10 anos, confirma a teoria da professora. “Nunca tinha visto isso, estou gostando de tudo”, disse.

Acompanharam a apresentação, alunos das escolas Édson Cantarelli, do Jordão; Nossa Senhora da Penha, de Boa Viagem; Edite Braga, de Afogados; Professor Potiguar Matos, de San Martin; Arraial Novo do Bom Jesus, dos Torrões; Maurício de Nassau, de Casa Amarela; Doutor Caeté, de Nova Descoberta; Antônio Luiz, de Água Fria; e Emídio Dantas Barreto, de Santo Amaro.