NOTÍCIAS

| 04.11.13 - 15h17

Jovens da OSR fazem sua primeira apresentação internacional

[caption id="attachment_40275" align="aligncenter" width="680"] Jovens fazem parte do grupo de 17 alunos que vieram do Centro de Criatividade Musical do Recife e do Conservatório Pernambucano de Música, para reforçar os naipes de corda e sopro da OSR. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

No próximo domingo, 10 de novembro, 15 jovens músicos recifenses embarcam rumo à uma conquista internacional: tocar no Projeto Juvenil Multinacional Brasil e Venezuela, em Caracas, na Venezuela. Os aprendizes, com idades entre 16 e 25 anos, fazem parte do grupo que estreou no dia 11 de setembro deste ano, no Teatro de Santa Isabel, fazendo parte da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), regida pelo Maestro Marlos Nobre.

De acordo com Marlos Nobre, uma grande orquestra vai se apresentar no Teatro Simón Bolívar, no dia 17 de novembro, sendo composta por jovens da Venezuela e de orquestras da Bahia, de Minas Gerais, de Belém, de Goiás e de Pernambuco. “Vai ser uma grande festa latino-americana com cobertura Internacional. Além do público, terão críticos, músicos e jornalistas do mundo inteiro. Serão pessoas vindas de lugares como América Latina, Alemanha e Estados Unidos”, comenta.

Segundo Nobre, esses jovens fazem parte do grupo de 17 alunos que vieram do Centro de Criatividade Musical do Recife e do Conservatório Pernambucano de Música, para reforçar os naipes de corda e sopro da OSR, e para dar um “sangue novo” ao time. Isso porque, para o maestro, o toque de juventude é muito importante na música. Os novos membros acompanharão a Orquestra até o final da temporada 2013, aprendendo sob a batuta do pianista, um dos compositores e regentes mais premiados do mundo.

Expectativa - A missão internacional é motivo de muita expectativa e entusiasmo para os jovens músicos. Reuel Gomes da Silva, 20 anos, leva uma vida agitada. Divide sua energia entres os ensaios da Orquestra, o curso de Música na UFPE e as aulas de violino para adolescentes e crianças numa comunidade religiosa em Boa Viagem. Não bastasse toda essa agenda, o jovem ainda aprende circo e dança.

No meio desta correria, ele está arrumando as malas para sua primeira viagem internacional. “Quero aumentar meus conhecimentos, como pessoa e como educador. A Venezuela tem um trabalho muito bom com os jovens, tirando muito das drogas através da arte. Meu sonho como músico é poder, um dia, ver e participar de uma construção como essa na minha cidade”, falou.

Reuel conta que uma máquina de costura mudou sua vida. Aos 14 anos, a pedido da mãe, teve que descer a ladeira da comunidade onde morava, no Alto do Esplendor, para levar a máquina de costura da mãe para consertar. Foi quando um amigo o convidou para participar de aulas de flauta doce. Daí para as lições de saxofone e depois para o violino, foi um pulo. Encorajado pelo professor Sávio Santoro, Reuel migrou para a viola. “Ele dizia que eu tinha muita garra para tocar violino, que devia mudar para um instrumento maior, e que tem grande demanda no segmento”, explicou.

Já a estudante Karolayne Cavalcante Santos, 16 anos, se encantou pelo violino ainda menina, aos 7 anos de idade, depois de assistir a um concerto. A insistência foi tanta que os pais não tiveram outra alternativa a não ser inscrevê-la no processo seletivo do Conservatório Pernambucano de Música. Aprovada, não poderia ser admitida, pois ainda não tinha completado a alfabetização. Mas a sorte andava ao lado da garota, que no mesmo ano ganhou, através de sorteio, uma vaga para o CPM, e logo conquistou o primeiro lugar em um concurso de jovens solistas na Paraíba. Em 2009 foi escolhida como bolsista da MIMO (Mostra Internacional de Música de Olinda), e teve oportunidade de participar de concursos em Dallas e Connecticut (EUA), onde também saiu premiada.

“Essa é uma oportunidade única que nós, jovens de Pernambuco, estamos tendo. É um grande privilégio que o maestro Marlos Nobre nos proporciona. Além de nos apresentarmos fora e trocarmos experiências, provavelmente teremos a oportunidade de ver um dos maiores regentes da atualidade, Gustavo Dudamel”, falou Karolayne sobre a viagem à Venezuela.

Confira a lista com o nome dos jovens da OSR que vão à Venezuela:

- Aline Lucena de Souza - Violino
- Amanda CAbral da Cunha - Violino
- Bruno Mozart da Silva Mendes - Violino
- Caroline Silva de Santa Rosa - Violino
- Diego Henrique Swallow de Carvalho - Violino
- Eltony Pereira Nascimento - Flauta
- Karolayne Cavalcante Santos - Violino
- Junielson de Paula Nascimento - Oboé
- Otniel Santos da Silva - Violino
- Rafael Macedo da Silva - Violino
- Rebeca Iva Souza Rezende - Violino
- Reuel Gomes da Silva - Viola
- Thiago da Silva Joaquim de Andrade
- Tiago Tenório de Lima - Violino
- Wagner Salvino de Souza - Cello