NOTÍCIAS

Cultura | 04.11.14 - 16h55

Professora é premiada na 20ª edição da Ciência Jovem

A docente Nathalie Sena orientou seis alunos a produzirem seu próprio livro. No início do ano, o grupo não sabia escrever

Trabalho produzido por uma professora com seis alunos da Escola Municipal Presbítero José Bezerra, do bairro da Macaxeira, ganhou o segundo lugar na 20ª edição do Ciência Jovem, na categoria Educação Cientifica (para professores), com o trabalho Se Liga na Bicharada. A grande feira de ciências é promovida pelo Espaço Ciência, do Governo de Pernambuco, e aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de outubro, no Chevrolet Hall, onde foram apresentados mais de 300 trabalhos produzidos em escolas de todos os estados do País, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

A professora Nathalie Sena desenvolveu o trabalho premiado com seis estudantes que apresentavam déficit de aprendizagem e faziam parte do Se Liga, projeto de correção de fluxo e combate ao analfabetismo para alunos que não se alfabetizaram na idade correta. No início do ano, os estudantes não sabiam escrever o próprio nome completo, e agora já foram autores do próprio livro. Alex Costa da Silva, Eduardo Ferreira da Silva, Rogério Barros da Silva Fonseca, Kevin Walker da Silva, Luiz Claudio da Silva Rodrigues e Thalita dos Santos Correia, que têm entre 10 e 12 anos, foram orientados pela educadora a iniciar a leitura por meio de livros paradidáticos. Baseado no livro O sapo que engoliu a lua, do escritor Celso Antunes, o grupo escreveu e ilustrou seu próprio livro, com o título O sapo e a escada.

A obra foi bordada e ilustrada pelos alunos, com linhas, agulhas e tecidos recebidos em doações, sendo finalizada após oito meses de aulas. A educadora contou com o suporte dos livros didáticos do Programas Manuel Bandeira e Nas Ondas da Leitura, da Secretaria de Educação do Recife.

Nathalie Sena disse ter se surpreendido com o interesse apresentado pelos alunos durante a produção do livro. "Eles ultrapassaram o nosso objetivo que era despertar o gosto pela leitura no cotidiano dos meninos. Me sinto gratificada ao ver a interação dos alunos com a escrita. Nessa segunda (03) apresentamos o livro para toda a comunidade escolar e isso já aumentou a procura por livros na biblioteca da unidade". A professora já havia ganho o primeiro lugar na categoria Educação Científica da 18ª Ciência Jovem, em 2012, com o trabalho Se Liga na Poesia de Gonzaga, baseado nas composições de Luiz Gonzaga.

O trabalho Se Liga na Bicharada concorreu com outros 28 trabalhos apresentados por professores em banners e plenárias abertas ao público. Todos foram avaliados por uma comissão formada por mais de 150 profissionais de diversas áreas. A Ciência Jovem conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Educação de Pernambuco.