NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 04.11.15 - 16h37

Bairro de Afogados recebe a sexta rodada de escuta do Recife 500 Anos

Cerca de 370 pessoas já contribuíram com as Oficinas de Futuro, que terminam na segunda-feira da próxima semana.

O bairro de Afogados sedia hoje (04) a sexta rodada de escuta do Recife 500 Anos. Moradores dos 16 bairros da Região Político Administrativa 5 (RPA5) estarão reunidos na Escola Amaury de Medeiros, a partir das 18h, para discutir o futuro do Recife para os próximos 22 anos. A Oficina de Futuro faz parte do processo de construção do plano estratégico que é coordenado pela equipe técnica da Agência para Inovação e Estratégia (ARIES). Até a última oficina, que aconteceu no dia 29 de outubro, 377 pessoas já participaram da iniciativa.

Outros cinco encontros já foram realizados desde o dia 14 de outubro, incluindo oficina realizada apenas com os representantes do Programa de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS). Para o encontro de hoje estão sendo esperados moradores dos seguintes bairros: Afogados; Areias; Barro; Bongi; Caçote; Coqueiral; Curado; Estância; Jardim São Paulo; Jiquiá; Mangueria; Mustardinha; San Msrtin; Sancho; Tejipió e Totó. Esta etapa faz parte da elaboração da Visão de Futuro do Recife 500 Anos. Amanhã (05) é a vez dos representantes dos Conselhos Setoriais se reunirem.

A pergunta que norteia as Oficinas de Futuro é: como você espera que o Recife esteja em 22 anos? Vale contribuir com ideias sobre educação, mobilidade, saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico entre outros temas que fazem parte do dia-a-dia das pessoas. O Recife 500 Anos é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital . O horizonte trabalhado é o ano de 2037, quando o Recife será a primeira capital brasileira a completar oficialmente 500 anos. A última rodada de escuta está programada para acontecer na segunda-feira da próxima semana (09/11).

Recife 500 Anos - Um projeto de futuro que tem como marco temporal 12 de março de 2037, data em que Recife completa 500 anos. O projeto visa estruturar um plano estratégico para o desenvolvimento ordenado da cidade sob a perspectiva da inclusão e desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico, espaço urbano e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente. Todo o processo de construção é realizado em conjunto com a população, que possui papel fundamental em todas as fases da sua elaboração. A iniciativa é pioneira e acontece em parceria entre poder público e sociedade organizada, por meio da Prefeitura do Recife e o Porto Digital.

Sobre a ARIES - O desafio de conduzir o processo de construção do Recife 500 Anos está sob os cuidados da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) por meio de um contrato de gestão firmado entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. O trabalho está dividido em três etapas: desenvolvimento do Plano Recife 500 Anos; estruturação dessa nova governança que atuará como guardiã da estratégia de longo prazo; e a promoção de espaços de antecipação de futuro, experimentos que permitam ao Recifense ter no tempo presente um vislumbre do que podemos construir para o futuro. Saiba mais detalhes sobre o trabalho da ARIES e do Recife 500 Anos no Facebook: ARIES - Agência Recife para Inovação e Estratégia, ou no site www.recife500anos.com.br.

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS PLENÁRIAS

DATA

ENCONTRO

HORA

LOCAL

04/11/15

(Quarta)

RPA 5

18h ás 22h

Afogados – Esc. Amaury de Medeiros

(Rua São Miguel, S/N)

05/11/15

(Quinta)

CONSELHOS SETORIAIS*

14h ás 18h

Forte das Cinco Pontas

09/11/15

(Segunda)

RPA 4

18h ás 22h

Madalena - Centro Paulo Freire

(Rua Castro Leão, S/N)