Concluintes do curso de Formação Empreendedora Empresarial apresentam planos de negócios para banca avaliadora
Atividade foi realizada no Centro Público de Economia Popular e Solidária da Comunidade Caranguejo Tabaiares, na noite desta terça-feira (3)
Os alunos concluintes do curso de Formação Empreendedora Empresarial (Forme) apresentaram os planos de negócios desenvolvidos ao longo da capacitação para uma banca avaliadora, na noite desta terça-feira (3), no Centro Público de Economia Popular e Solidária da Comunidade Caranguejo Tabaiares. A secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, Roseana Amorim, prestigiou a atividade de encerramento e foi uma das componentes da banca de análise.
Cerca de 15 alunos formam a turma de concluintes do Forme Empresarial, que beneficiou moradores da comunidade Caranguejo Tabaiares, e foi realizado em parceria com o Instituto Fecomércio. Com carga horária de 99h, o curso foi promovido a partir de meados de setembro com o objetivo de promover a qualificação dos microempreendedores individuais, empreendedores informais e potenciais empreendedores da localidade, através do desenvolvimento de competências relacionadas às atitudes e características empreendedoras. O principal propósito é ampliar nos alunos a visão de oportunidades de mercado e utilização de boas práticas de gestão, com base na estruturação de plano de negócios e melhores resultados do empreendimento.
"É uma alegria muito grande ver a realização desse curso, que é uma ferramenta muito interessante para ajudar a melhorar os negócios que já existem e também os que poderão ser montados a partir de agora. O curso é uma ótima oportunidade de qualificação, principalmente, nesse momento de crise econômica", afirmou a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, Roseana Amorim, durante a apresentação dos planos de negócios. A mesa avaliadora também foi composta pelo secretário executivo de Empreendedorismo do Recife, Marcelo Brito; a assistente técnica de projetos do Instituto Fecomércio, Rosely de Oliveira; a representante da Agefepe, Ana Flora; e o representante do Sebrae, João Albuquerque.
Para uma das concluintes, Lucilene da Silva, de 32 anos, a capacitação foi bastante válida. "Aprendi muitas informações que eu não sabia e pude tirar muitas dúvidas em relação a questões financeiras que eu preciso lidar no trabalho. Eu cuido de três viveiros de camarão e forneço para restaurantes e buffets e espero poder aumentar a minha renda com o conhecimento que adquiri nesse curso", comemorou.
A assistente técnica de projetos do Instituto Fecomércio, Rosely de Oliveira, explicou que o Forme Empresarial une atividades práticas que se consolidam na construção do plano de negócios como resultado final. "Trabalhamos o empreendedorismo de forma transversal, estimulando o comportamento e as atitudes e, principalmente, a auto estima dos alunos".