Professores e alunos da rede profissionalizante participam do curso Respiração, Água e Som (RAS)
Professores e alunos da rede profissionalizante do Recife estão tendo a oportunidade de aprender técnicas de respiração e de meditação com o objetivo de aliviar o estresse e melhorar a saúde. Isso porque eles estão participando do curso Respiração, Água e Som (RAS), que é ministrado pela instituição Arte de Viver, e tem duração de três dias. Na manhã desta quarta-feira (4), a atividade foi iniciada em três escolas profissionalizantes: Centro de Qualificação Profissional São José, Escola Profissional de Areias e Escola Profissional Vila dos Milagres. Ainda neste mês, o curso será realizado na Escola Profissional Engenheiro Antônio Bezerra Baltar e na Escola Profissional de Beberibe.
"O curso é resultado de uma parceira única que a nossa Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional firmou com a ONG Arte de Viver que tem realizado experiências importantes no mundo todo com o objetivo de reduzir o estresse e dar mais qualidade de vida. Com isso, vamos além da qualificação - na qual já fizemos muitos investimentos", explica o secretário da pasta, Jayme Asfora.
No Centro de Qualificação Profissional São José, cerca de 20 pessoas formam a turma do curso Respiração, Água e Som. Neste primeiro dia de atividade, foram abordadas as principais fontes de energia como a respiração, a alimentação, a meditação e o sono. De forma prática, os participantes também puderam experimentar técnicas de respiração e de meditação guiada.
Entre eles, está a professora do curso de Assistente Administrativo, Jucilene Fernandes. "É a primeira vez que faço uma atividade desse tipo e acho que vai me ajudar a manter o equilíbrio e me conhecer mais. Acredito também que poderá me ajudar em sala de aula", disse.
A experiência está sendo bastante positiva também para Sandra Lúcia, que é aluna do curso profissionalizante de Agente de Inspeção de Qualidade. "A primeira aula foi maravilhosa e vai me ajudar a alcançar o objetivo de relaxar mais para dar conta das atividades do dia", afirmou.
De acordo com Heloíse Oliveira, voluntária da instituição Arte de Viver que está ministrando o curso no Centro de Qualificação Profissional São José, o objetivo é estimular o bem estar das comunidades em geral. "Para isso, espalhamos técnicas de respiração e meditação, que podem gerar o alívio do estresse e também dissipar outras doenças que vêm do emocional", explicou.