Semoc monta esquema especial de monitoramento para a 37ª Festa da Vitória Régia
O monitoramento vai começar no entorno da Praça de Casa Forte a partir desta quinta-feira (05)
A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) montou um esquema de monitoramento de tráfego e controle urbano para a realização da 37ª Festa da Vitória Régia. A Companhia de Trânsito de Transporte Urbano (CTTU) vai realizar, a partir das 14h desta quinta-feira (05), o monitoramento de tráfego em todo o entorno da Praça de Casa Forte. A comemoração, que começará na sexta-feira (06) e se estenderá até o domingo (08), terá um apoio de um efetivo total de 230 agentes de trânsito, que vai monitorar as vias da área, garantindo a fluidez do tráfego e a segurança viária. Já a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) vai garantir o ordenamento do comércio informal durante os dias de evento.
Devido ao grande número de pessoas esperadas para a festa, a CTTU vai montar 11 pontos de monitoramento com o intuito de bloquear a circulação de veículos em todas as ruas que dão acesso ao local. Entre as vias que serão monitoradas estão as ruas Casa Forte, Visconde de Ouro Preto, Jerônimo de Albuquerque, Jacó Velosino, Edson Álvares e Dona Anunciada de Morais. Durante os dias de evento, os bloqueios serão montados das 14h à 1h.
Para acessar ou sair da área da festa, os condutores poderão utilizar a Estrada das Ubaias ou a Avenida 17 de Agosto, que possuem tráfego no sentido subúrbio e cidade. Os motoristas que estiverem no local com o intuito de acessar a área central da cidade também poderão trafegar pela Estrada do Encanamento. A CTTU informa, ainda, que o estacionamento no entorno da praça ficará proibido da quinta-feira (04) até a segunda-feira (09) e os condutores que desobedecerem a regra poderão ser autuados e ter os veículos levados para o depósito.
A CTTU aconselha o público a chegar cedo ao evento para evitar retenções. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção é ir em grupo em um mesmo veículo. Os veículos que insistirem no estacionamento irregular serão autuados com multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 53,21 (três pontos na CNH), R$ 85,13 (quatro pontos na CNH) ou 127,69 (cinco pontos na CNH) e de ter o veículo rebocado.
CONTROLE URBANO - Para garantir a organização e controle do comércio informal na Festa da Vitória Régia, a Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) vai atuar com uma equipe de 35 profissionais, incluindo fiscais, supervisores, coordenadores e auxiliares de apreensão. O monitoramento acontecerá nos três dias do evento.
Cavaletes serão usados para delimitar o perímetro da festa e impedir que comerciantes informais não autorizados pela Igreja de Casa Forte (responsável pelo cadastro durante a festa) entrem na área. As esquinas com as ruas Casa Forte, Visconde de Ouro Preto, Edson Alvares, Jerônimo de Albuquerque, Dona Anunciada de Morais e Avenida 17 de Agosto serão monitoradas.
A Secon é responsável pela liberação do uso do solo para a realização da festa, do licenciamento dos equipamentos do parque de diversão e do palco e do controle do comércio informal. O objetivo dos fiscais é manter organizado o comércio informal que se instala nas ruas do entorno, com a intenção de preservar os espaços públicos para garantir a mobilidade dos pedestres.