Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.11.16 - 11h23

Ações de saúde da PCR marcam Novembro Azul

Atividades de promoção e prevenção à saúde serão oferecidas para os homens do Recife

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde do Recife, convoca os homens para participar das atividades de promoção e prevenção à saúde que serão realizadas durante este mês, dentro do calendário do Novembro Azul. O mês marca, principalmente, a luta contra o câncer de próstata, mas também chama atenção para a importância da saúde integral do homem. As ações ocorrerão em todos os Distritos Sanitários da cidade, em parceria com organizações comunitárias e organizações não governamentais. Estima-se que, no Recife, tenha cerca de 710 mil homens, o que representa 46,6% da população total. Consulte a programação aqui.

A programação inclui seminários, oficinas voltadas para os gays, bissexuais e transexuais, ações para os homens privados de liberdade, atividades voltadas para os grupos de idosos, roda de conversa, entre outras atividades.

As ações estarão sendo desenvolvidas nos oito Distritos Sanitários visando ampliar o acesso, a promoção da saúde e a prevenção de doenças e agravos  de saúde da população masculina, compreendendo e reduzindo os mitos e preconceitos que são refletidos nos aspectos socioculturais da população masculina como o medo de descobrir doenças, utilizarem álcool e outras drogas em maior quantidade e por estarem envolvidos na maioria das situações de violência.

Cartão do Homem – Durante as ações, os participantes também receberão o Cartão do Homem, instrumento criado no Recife para ser usado nas consultas e nas ações educativas das equipes de Saúde. No cartão há espaços que deverão ser preenchidos com informações referentes ao estado de saúde, agendamento das consultas/atividade nas unidades de saúde e vacinação. Os usuários devem levá-lo para todas as consultas.

Serviço – O atendimento aos homens é realizado durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde, as quais realizam encaminhamentos para as Unidades de Referência em Urologia: Policlínica Centro, Boa Vista; Policlínica Salomão Kelner, Água Fria; Policlínica Albert Sabin, Parnamirim; Policlínica Lessa de Andrade, Madalena; Policlínica Agamenon Magalhães, Afogados; Policlínica do Pina, Pina; Unidade Pública de Atendimento Especializado (Upae) Deputado Antônio Luiz Filho, Arruda; e Hospital da Mulher do Recife Dra. Maria das Mercês Pontes Cunha, Curado. Além desses locais, há atendimento também na rede complementar, como Imip, Hospital Santo Amaro, Hospital Evangélico e Hospital Maria Lucinda.