Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 04.11.16 - 11h04

Alunos da Escola Municipal da Mangabeira recebem 31 medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia

img_alt

Estudantes do 1º ao 5º ganharam 15 medalhas de ouro, três de prata e 13 de bronze por terem tirado notas entre 9,25 e 10 na prova aplicada em todo o País (Foto: Cortesia)

 

Trinta e um alunos da Escola Municipal da Mangabeira receberam, nesta quinta-feira (3), as medalhas conquistadas na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2016. As 15 medalhas de ouro, três de prata e 13 de bronze entregues pela Secretaria de Educação do Recife significam que 31 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental tiveram notas entre 9,25 e 10 na prova com questões abertas e fechadas, aplicada em todo o País. No ano passado, nove alunos da escola ganharam medalhas na OBA.

Aluna do 5º ano, Adrielly Fernanda Alves, 11 anos, participou da OBA pela primeira vez e já ganhou medalha de ouro por ter fechado a prova. "Foi tranquilo fazer a prova porque caiu muito assunto que a gente tinha estudado: planetas do sistema solar, movimentos de rotação e translação, fase da lua, origem da Terra, etc. Gosto de estudar todas as matérias, mas, para a prova da OBA, estudamos mais ciências e um pouco de geografia e matemática. Uma das coisas que eu mais gostei foi de montar uma espécie de planetário no teto da sala de aula. É mais fácil aprender fazendo as coisas na prática", atesta a estudante.

A professora Antônia Leão, que coordena a participação da Escola Municipal da Mangabeira na OBA há cinco anos, disse que, no total, 76 alunos da unidade de ensino participaram da prova e receberam certificado. "Esta foi a vez que ganhamos mais medalhas. É um trabalho gradativo. A participação dos estudantes em competições como essa os estimulam a estudar mais. E os assuntos que caem na prova são os mesmos que já ensinamos quando seguimos a Política de Ensino da rede municipal do Recife", disse a docente cuja turma ganhou quatro medalhas de ouro. A professora cuja turma foi recordista foi Alice Herculano, do 5º ano: 11 medalhas de bronze e uma de ouro.

As medalhas e o certificados foram entregues pelo secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais. "A OBA já entrou no calendário da escola. Todo ano nós da Secretaria voltamos aqui para entregar as medalhas. Ano passado entregamos nove e este ano já são 31, mais que o triplo. A medalha desses alunos é uma premiação para toda a escola, que é um exemplo para a rede municipal. Participar de competições como a OBA já é algo a mais que a equipe da escola foi buscar para estimular ainda mais os estudantes. Mais uma vez nós vemos que basta dar oportunidade aos nossos alunos que eles mostram a capacidade que têm de ir longe".

OLIMPÍADA - A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. O objetivo da competição é fomentar o interesse dos jovens por Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.